Escola de Linguagem e Comunicação
Navegar por
Subcomunidades nesta comunidade
Submissões recentes
-
Moda e subjetividades no Instagram: análise dos comentários em @Camila Coutinho e @Garotas Estúpidas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-22)A moda ganhou novas possibilidades de consumo diante do aumento do fluxo de ideias, do compartilhamento de dados e da cultura participativa, impulsionados e potencializados pelas redes sociais, que desempenham papel ... -
Confinada (2020): representações do trabalho doméstico no Brasil no contexto da pandemia de Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-19)RESUMO: No contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, as trabalhadoras domésticas foram expostas a diversos riscos de contaminação, além de terem um aumento significativo em suas jornadas de trabalho, fatores que ... -
Histórias que (re)existem
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-27)O trabalho buscou abordar e questionar as condições de opressão ABSTRACT impostas às mulheres pela sociedade patriarcal, através da produção de uma série de trabalhos artísticos e de uma investigação teórica baseada em ... -
A representação do binômio esquerda/direita no brasil: análise de dois perfis no TikTok
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-16)A rede social TikTok, lançada em 2016 ainda como Douyin na China, é mais uma das ferramentas informacionais que contribuem para consolidar o processo de midiatização da política e de atores políticos no cenário contemporâneo. ... -
Os festivais enquanto espaço da arte: um estudo de caso no Festival Arte Serrinha
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-05-28)Resumo: O presente trabalho dedicou-se a explorar um referencial que compreendesse o espaço da arte, visto aqui, como um meio de interação entre os indivíduos, as expressões artísticas e o território. Através do encontro ... -
Política para jovens: estratégias de comunicação de influenciadores digitais no Instagram
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-06-27)No senso comum, a juventude é considerada como sem interesse em conteúdos direcionados à política. No entanto, os jovens querem conhecer melhor o cenário político, mas o fato de eles serem tratados como distantes desse ... -
O desenho do lugar: expressões e impressões da cidade de Campinas - SP
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-10)A pesquisa investiga o fenômeno do desenho de observação in loco da paisagem urbana. De forma detalhada, como estudo de caso, descreve a atuação da comunidade global Urban Sketchers (USk) e da comunidade local Urban Sketchers ... -
Processos de criação em arte e tecnologia: corpo próprio e incorporação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-19)A pesquisa analisou como processos perceptivos são tecnologicamente mediados em poéticas de arte interativa. Compreendeu-se que as incorporações de dispositivos são atividades operatórias da poética e fundamentais para ... -
TCC - Projeto experimental Renova Be
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-11-27)Este trabalho apresenta o planejamento de uma campanha de produto para reforçar a marca e aumentar as vendas do colágeno da marca Renova Be, uma das principais comerciantes de suplementos alimentares do Brasil, e por ... -
Antologia do 10.º Concurso Literário da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2024-09-01)É com grande entusiasmo que apresentamos a Antologia do 10.º Concurso Literário da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, uma coletânea que reúne vozes emergentes e criativas, cada uma ... -
Práticas de linguagem e identidade na relação Brasil-Angola: ensaios reflexivos
(Jogo de Palavras, 2024-01-01)Colaboração de: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Lusíada de Angola, Programa Manacás, Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro. -
Relatório final do projeto experimental da agência Gongo comunica para a linha Forever Better da marca Puma
(2023-12-05)O presente trabalho tem como objetivo fortalecer o reconhecimento de marca da linha sustentável da PUMA, a Forever Better, na cidade de São Paulo, reforçando a ideia de que um produto feito com materiais recicláveis ... -
Relatório final do projeto experimental da agência Antis para a marca Naveia
(2023-12-05)A Agência Anatis visa, por meio de um projeto experimental, criar uma campanha publicitária institucional destinada à Naveia, uma marca carioca que se destaca na comercialização de produtos vegetais, especialmente seus ... -
Trabalho de conclusão de curso – campanha para St. Pierre
(2023-12-05)Este trabalho de conclusão de curso se resume ao desenvolvimento de uma campanha publicitária, desenvolvida para a marca de águas tônicas, St. Pierre. O objetivo do trabalho é criar uma linha de comunicação e apresentar ... -
Trabalho de conclusão de curso 2023 cervejaria Campinas
(2023-12-05)Este trabalho acadêmico visa destacar a Cervejaria Campinas e sua linha de cervejas IPA na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O objetivo principal é consolidar "Campinas" como sinônimo de excelência, sofisticação ... -
Projeto experimental 2023 agência Blufire cliente: Equaliv
(2023-12-05)Este trabalho foi desenvolvido pela agência BluFire, o qual envolve o planejamento de estratégia de posicionamento de marca para o cliente prospectado, Equaliv, por meio de uma campanha planejada para ocorrer durante ... -
Relatório final do projeto experimental da agência Clariô.lab para a marca Notco
(2023-12-05)Foi realizada uma análise de estratégias visando elevar o awareness da NotCo. Exploramos a importância do reconhecimento de marca no contexto mercadológico, destacando a relevância estratégica da conscientização para o ... -
Relatório final do projeto experimental da agência Upfire para a marca Lab General Store
(2023-12-05)Focaliza-se, neste trabalho de conclusão de curso, o reconhecimento de marca do LAB General Store, com o objetivo central motivado por aumentar a visibilidade do espaço, especialmente do bar aberto, através do entendimento ... -
Projeto experimental Draco destilaria
(2023-12-05)A Agência Experimental Guará Comunicações do Curso de Publicidade e Propaganda, apresenta o seguinte trabalho de conclusão de curso contendo o planejamento da Campanha "Essencialmente Draco", criada para a empresa de ... -
Relatório final do projeto experimental da agência Magnólia para a marca Jaguar
(2023-12-05)A indústria automobilística está passando por uma transição silenciosa para veículos elétricos, impulsionada por um crescente interesse na sustentabilidade e na redução de emissões de gases poluentes (Co2). Este estudo ...