Navegação por título
Itens para a visualização no momento 41-60 de 2437
-
A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública
(PUC-Campinas, 2006-08-04)O presente trabalho objetiva contribuir para práticas pedagógicas relacionadas à formação continuada de professores, promovendo, através da escola, a compreensão sócio-política das questões ambientais, a partir dos ... -
A educação bilíngue por seus agentes em uma visão dialógica com a teoria da luta por reconhecimento
(PUC-Campinas, 2020-11-26)Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, e no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, a ... -
A educação corporativa e os impactos na empregabilidade do trabalhador: um estudo do SENAC
(PUC-Campinas, 2009-02-19)O presente trabalho tem como objetivo conhecer o Programa de Educação Corporativa do SENAC São Paulo, organizado institucionalmente pelo Núcleo de Educação Corporativa, no intuito de analisar, através de estudo de caso, o ... -
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é ... -
A Educação Estatística para crianças: aprendizagens numa trajetória de pesquisa
(PUC-Campinas, 2017-12-04)A presente pesquisa teve como foco realizar um estudo sobre a Educação Estatística na infância por meio da investigação de uma sala de Educação Infantil de crianças de 3 a 6 anos. A questão problema assim ficou configurada: ... -
A educação infantil pública de Campinas e a formação continuada de professores: de qual formação falamos?
(PUC-Campinas, 2011-12-21)Trata-se de um estudo relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos com ele conhecer e refletir sobre as contribuições que a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas traz para ... -
A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
(PUC-Campinas, 2012-02-01)A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância ... -
A eficácia do treino de controle do stress infantil
(PUC-Campinas, 2010-02-10)Este estudo objetivou testar a eficácia de um método novo de tratamento do stress, designado treino psicológico de stress infantil (TCS-I) na redução da sintomatologia do stress em crianças de 08 anos a 09 anos anos de ... -
A escola de tempo integral no estado de São Paulo: um estudo de caso a partir do olhar dos profissionais das oficinas curriculares
(PUC-Campinas, 2013-02-14)O Projeto Escola de Tempo Integral foi implementado na rede estadual de São Paulo, no ano de 2006, por iniciativa do governo de estado. Tal processo contou com a publicação de documentos oficiais, como as Diretrizes da ... -
A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
(PUC-Campinas, 2008-09-04)O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa ... -
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso
(PUC-Campinas, 2016-02-02)Este trabalho investigou as relações dialéticas existentes em Arquitetura - nesse caso, escola - e Cidade, utilizando a história como um método de apreender a realidade e compreender a gestão do município de Artur Nogueira, ... -
A estruturação do espaço urbano-regional a partir das obras de transposição do rio São Francisco (2007-2017): o exemplo de Salgueiro e entorno
(PUC-Campinas, 2020-02-07)Sob o diagnóstico de que as rebaixadas condições de vida da população do interior nordestino estariam essencialmente associadas à escassez de água, as ações governamentais na região do semiárido brasileiro historicamente ... -
A evasão em situações de abrigo: um estudo psicanalítico sobre a atitude antissocial do ponto de vista de Winnicott
(PUC-Campinas, 2013-02-26)Esta pesquisa aborda a questão da evasão de adolescentes nas situações de abrigo, apoiando-se na compreensão de Winnicott sobre o processo de desenvolvimento afetivo. Os adolescentes que são encaminhados para os abrigos ... -
A exclusão social no mercado da informação no Brasil na década de 1990
(PUC-Campinas, 2004-02-17)Esta dissertação retrata a ligação da Ciência da Informação com a Economia no ambiente da exclusão social, traçando um panorama histórico do encontro destas duas ciências. Contextualiza o ambiente econômico da exclusão ... -
A experiência de cantar para bebês: um estudo fenomenológico com mães
(PUC-Campinas, 2017-02-14)As pesquisas que abordam o cantar materno preocupam-se em investigar como e por que as canções são facilitadoras da comunicação mãe-bebê, dando atenção principalmente aos aspectos acústicos e socioculturais. Esta pesquisa, ... -
A experiência de estagiários de fisioterapia no relacionamento com pacientes ambulatoriais
(PUC-Campinas, 2015-02-11)Inspirada no modelo biomédico de saúde, a prática da fisioterapia possui características específicas no que se refere ao atendimento aos pacientes do ponto de vista psicológico. O contato físico e a frequência das sessões ... -
A experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2015-12-02)O autismo é uma síndrome com características bastante heterogêneas que constituem um espectro complexo. Nesse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória com o objetivo de compreender ... -
A experiência de mães refugiadas na clínica winnicottiana da maternidade
(PUC-Campinas, 2017-06-20)A transição para a maternidade é caracterizada por mudanças físicas, psicológicas e sociais cuja intensidade afetiva se acentua quando vivida em um contexto em que múltiplas vulnerabilidades se sobrepõem. A experiência de ... -
A experiência de mulheres mastectomizadas por câncer de mama: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2021-02-03)Esta pesquisa, qualitativa de caráter exploratório, foi desenvolvida a partir dos pressupostos epistemológicos da fenomenologia proposta pelo filósofo alemão Edmund Husserl e dos norteadores teóricos e ontológicos da ... -
A experiência de pacientes de um serviço de atenção domiciliar
(PUC-Campinas, 2017-11-21)Esta pesquisa objetivou apreender fenomenologicamente a experiência de pacientes assistidos em domicílio a partir do relato de suas vivências. A Atenção Domiciliar (AD), tendência mundial que se encontra em processo de ...