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    • AUCÁRIA - o redescobrimento do folclore brasileiro na juventude através das mídias digitais 

      Carvalho, Pedro Cruz de; Pereira, Vitor Hugo do Nascimento; Fernandes, William (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
      Existe muita desinformação e obscurantismo quando se fala sobre o folclore brasileiro, suas infinitas abordagens e riqueza são vistos, geralmente, de forma subestimada, na qual seu valor intrínseco é resumido em breves ...
    • CTroca - O design na proposta do brechó de roupas como aliado a sustentabilidade 

      Hisano, Cindy Xavier; Suzuki, Larissa Tiemi; Fernandes, Natasha Rigotti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-05)
      Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre o impacto da indústria da moda fast fashion e a análise do modelo da moda circular dos brechós de roupa como uma alternativa de consumo viabilizando a sustentabilidade. ...
    • DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies 

      Cortes, Luana Pereira; Moço, Lucas José; Sinotti, Milena (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)
      A partir das pesquisas referenciais e dos fundamentos teórico-metodológicos do Design, o presente Trabalho de Conclusão de Curso toma como ponto de partida o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e a disseminação de ...
    • Entre Pontos - conceitos audiovisuais através de design e o cinema de animação. 

      Estevão, Pedro Henrique Gennari; Evangelista, Victor Hugo; Scarparo, Yuri Guido (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa por meio do design e do cinema de animação revelar aos interessados em audiovisual os conceitos implícitos presentes ...
    • Foccos - o impacto cultural dos produtos midiáticos: alterando percepções sociais através do audiovisual 

      Luz, Gustavo Stephan Rocchetti; Val, Larissa do (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-30)
      O trabalho visa discutir o impacto das produções audiovisuais por meio da percepção da sociedade sobre si própria, explorando as relações entre o audiovisual e o design com intuito de desenvolver um projeto que traga um ...
    • GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia. 

      Varani, Eduardo Costa Couto; Pizzato, Pedro Afonso Feliciano; Cordeiro, Renato Alasmar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos ...
    • Guia do amigo imaginário: uma companhia na jornada pelo letramento 

      Lacerda, Letícia Rodrigues; Vadilho, Thiago David; Felix, Vinicius Daniel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-13)
      O presente projeto levanta a problemática do agravamento do círculo vicioso estimulado pela falta de incentivo e do desenvolvimento do letramento, o qual se traduz na formação de indivíduos incapazes de agir de forma crítica ...
    • Lumiar — O design como comunidade informativa para cuidadores de idosos 

      Souza, Letícia Correia de; Daimaru, Guilherme; Rocha, Pedro Lucas da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso destaca o desenvolvimento do aplicativo mobile "Lumiar" para cuidadores de idosos, abordando a relevância de um canal unificado para o compartilhamento de informações sobre cuidados a ...
    • Maestro Type - um sistema funcional para a harmonização tipográfica 

      Gonçalves, Giulia Cerruti; Souza, Heloisa Furquim de; Nista, Isabella Anseloni; Moraes, João Martin de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-05)
      Este trabalho de conclusão de curso aborda a importância das letras e a influência da escolha de uma boa fonte em projetos, visando auxiliar o público no processo de escolha e harmonização tipográfica. Reconhecendo a ...
    • Nosti - a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital 

      Rodrigues, Eduardo Fernandes; Jaconi, Gabriel; Tung, Lillian Nogami (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital e tem como objetivo encontrar uma solução para ampliar de maneira apropriada e segura a ...
    • Paletro – a importância da representatividade étnica e cultural no Character Design em videogames 

      Costa, Marco Túlio Cardoso Trindade da; Lima, Nycolas Pedro Martins (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-22)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a relevância da representatividade de diversas etnias e culturas em personagens de videogames, já que por muito tempo o protagonismo dos personagens era exclusivo aos homens ...
    • Projeto soberoom - design como ferramenta de esclarecimento das consequências do uso de entorpecentes no contexto da música eletrônica underground 

      Gomes, Rafael Basseto; Kenan, Juan Cruz Martinez (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-30)
      Esse é um projeto com o objetivo de diminuir o consumo abusivo de substâncias ilícitas na cena da música eletrônica underground, pois atualmente, existe um preconceito em relação às pessoas inseridas nesse ambiente, quanto ...
    • Projeto T.E.C.A. – design e tecnologia em auxílio à causa animal 

      Nunes, Júlia Gabriela Villalta; Malterre, Vitória Carolina de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      As práticas de maus-tratos (crueldades, violências, guarda irresponsável, abandono, des caso, etc) ocorrem indiscriminadamente e milhares de animais domésticos sofrem, sem possuir meios de se defender, em situações de total ...
    • Propulsão o design ao estilo “faça você mesmo” como modalidade de (des)construção coletiva de conhecimento científico 

      Gurgel, Lívia Barbosa; Silva, Rafael Barbosa da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o Design Digital como área de conhecimento teórica-prática propulsora da divulgação científica no país, levando-se em conta três estudos de caso que demonstram a ...
    • Prô – Plataforma Educacional Digital 

      Camargo, Julia Suniga; Ferreira, Maria Luísa Gerassi (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)
      O projeto Prô nasceu como uma inspiração decorrente da discrepância que acomete o Brasil no quesito educação. Apesar da sociedade do século XXI ser considerada “informacional” e “tecnológica”, ainda existem milhares de ...
    • Solis: o design digital em defesa da representatividade nos brinquedos 

      Broglio, Ana Júlia; Echeverre, Mariana Magalhães Camacho; Bailoni, Vitória Xavier (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa promover o reconhecimento da criança em relação à diversidade humana e a si própria, além de romper com a ideia de ...
    • Urbanika: A deselitização da arte e o papel do design 

      Tonini, Nathan; Ribeiro, Ana Luiza Engelmann Leite (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)
      O presente trabalho de conclusão de curso aborda, por meio dos ensinamentos aprendidos na graduação de Design Digital, o desenvolvimento do tema proposto: a Deselitização da Arte e o Papel do Design. Devido ao Centenário ...