Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)"
Itens para a visualização no momento 41-49 de 49
-
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica
Garcia, Alexsandra Manoel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-02-28)Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ... -
Saberes dos bacharéis docentes de Ciências Econômicas e docência na educação superior
Mori, Juliana Sampaio (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-06)Esta pesquisa trata de saberes de bacharéis docentes de Ciências Econômicas de duas instituições de educação superior privadas do interior do estado de São Paulo, desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores ... -
A significação atribuída à profissão docente por ingressantes do curso de licenciatura em pedagogia
Veiga, Josivaldo Emerick da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-10-04)Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, tendo como problema de pesquisa esta questão: quais significações os ingressantes do curso de Licenciatura em Pedagogia ... -
Sistemas sociais e os efeitos da pandemia Covid-19: o sistema municipal de ensino de Campinas (SP)
Mello, Juliano Pereira de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)Realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, esta ... -
A temática indígena nos projetos pedagógicos de cursos de pedagogia melhor avaliados no Brasil na segunda décaa do século XXI
Mendes, Myriam Regina Zapaterra (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-02)Este estudo visou analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia (PPC) mais bem conceituados no Sistema de Tramitação Eletrônica dos Processo de Regulação dos Cursos das Instituições de Ensino Superior (e-MEC), ... -
O trabalho pedagógico com movimentos corporais na educação infantil em tempos de pandemia
Cadima Junior, Paulo Cesar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-24)Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas docentes com movimentos corporais na Educação Infantil. O objetivo central foi ressaltar os desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil, em relação ... -
Trajetórias escolares dos beneficiários do programa bolsa família engressos do ensino médio das escolas públicas estaduais do município de Amparo
Nonato, Bruno (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)As desigualdades culturais e socioeconômicas têm potencial para afetar o percurso escolar do jovem que, embora conclua a educação básica, não dá continuidade aos estudos no Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo ... -
A transição da educação infantil para o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19: implicações emocionais e pedagógicas
Araujo, Marcela Aparecida Moreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, ... -
A transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em foco
Alencar, Mariana Gonçalves de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-15)Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos ...