Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 41-60 de 323
-
A meta-avaliação e a extensão universitária: um estudo de caso
Arroyo, Daniela Munerato Piccolo (PUC-Campinas, 2010-02-26)A partir do interesse em compreender a formação do estudante universitário, focalizandoo como futuro profissional que deve ser capaz de atuar de forma diferenciada nas diversas situações de sua trajetória profissional e ... -
A música, a narrativa e a formação de professores
Serodio, Liana Arrais (PUC-Campinas, 2008-02-12)Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da ... -
A parada LGBT e os espaços públicos: a afirmação da diversidade sexual em Campinas
Lacerda, Thiago William Felicio (PUC-Campinas, 2012-12-20)O trabalho parte do princípio de que há interações entre as mudanças observadas na sociedade e as concepções e usos dos espaços públicos. Aborda a realização da Parada de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ... -
A participação de funcionários na construção do projeto político-pedagógico de uma instituição de ensino superior: limites e possibilidades
Alberto, Jorge Luís Moreira (PUC-Campinas, 2007-05-25)O presente trabalho, fruto de uma pesquisa quali-quantitativa, teve como objeto de estudo o diagnóstico e a análise da participação de funcionários na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma Instituição de Ensino ... -
A política de formação de professores de história no regime civil-militar: a criação da licenciatura curta em estudos sociais
Silveira, João Batista da (PUC-Campinas, 2008-04-30)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação do Educador , do Curso de Mestrado em Educação da PUC-CAMPINAS. Trata-se, mais especificamente, de uma investigação acerca ... -
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
Oligurski, Eliana Maria (PUC-Campinas, 2009-02-09)Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com ... -
A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
Petrilli, Silvia Regina Pincerato (PUC-Campinas, 2006-06-21)A presente pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) e inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores faz um estudo crítico sobre a formação docente partindo ... -
A PUC-Campinas: as mudanças institucionais narradas por seus docentes mais velhos
Canciam, Rogerio (PUC-Campinas, 2007-03-30)O estudo realizado insere-se na área da Educação e articula à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. A pesquisa realizada teve como objetivo recuperar, com base nos relatos de professores mais ... -
A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
Ortenzi, Alexandre (PUC-Campinas, 2006-06-16)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por ... -
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores
Reis, Maria das Graças Faustino (PUC-Campinas, 2006-08-23)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A ... -
A teoria de Emília Ferreiro em pesquisas sobre alfabetização na América Latina
Lima, Maria Luisa Cassaniga Alves de (PUC-Campinas, 2019-02-21)Emília Beatriz María Ferreiro Schavi, autora consagrada nas pesquisas e estudos sobre alfabetização, colaborou no ensino da língua materna nos países da América Latina provocando reformas e reflexões no Ensino. No Brasil, ... -
A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
Mariosa, Maria Aparecida Silva (PUC-Campinas, 2003-06-27)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, ... -
Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
Matos, Isla Andrade Pereira de (PUC-Campinas, 2013-11-25)O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas ... -
Ação extensionista em universidades católicas e comunitárias e sua avaliação
Bartnik, Fabiana Marques Pereira (PUC-Campinas, 2009-02-19)A presente dissertação tem por objetivo compreender e analisar como a Universidade Católica e Comunitária expressa e caracteriza sua identidade nas ações extensionistas que desenvolve, bem como se preocupa em obter dados ... -
Ações dos professores e gestores do Unasp-HT a partir dos resultados do ENEM
Nascimento, Aracelli Alves do (PUC-Campinas, 2017-12-11)A década de 1990 é marcada pela definição e redefinição de políticas públicas de avaliação, no cenário brasileiro, com a finalidade de contribuir para a melhoria na qualidade de educação. Destaca-se, nesta pesquisa, o Exame ... -
Afetividade e a escolha profissional no ensino médio
Teixeira, Kalyne Jeuken (PUC-Campinas, 2021-02-25)Esta pesquisa teve como objetivo investigar os indícios relacionados aos modos de afetar de professores e da família percebidos por alunos do 3o ano do Ensino Médio em seus processos de escolha profissional. Assim, a questão ... -
Afetividade e permanência na educação de jovens e adultos – anos iniciais
Buzioli, Josiane Regina de Souza (PUC-Campinas, 2021-02-24)A presente pesquisa tem como objeto de investigação a afetividade e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseia-se nos estudos de Henri Wallon, Lev Vigotski e Paulo Freire, assumindo ... -
Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
Patti, Cíntia Isabel (PUC-Campinas, 2015-02-25)A presente dissertação Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas , tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e gênero presentes na ... -
Alfabetização e letramento: a formação de alfabetizadores na perspectiva do programa mineiro "Alfabetização no tempo certo"
Chiacchio, Andrea Maria Martins (PUC-Campinas, 2012-02-17)Este trabalho aborda as propostas de alfabetização e letramento nas políticas educacionais, com ênfase nos seus desdobramentos em Minas Gerais, e com especial interesse na formação continuada de professoras alfabetizadores ... -
Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira (PUC-Campinas, 2015-02-27)O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário ...