A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores
Abrir arquivo
Título alternativo
The meanings web of college practices: attention deficit hyperativity disorder (ADHD) and teaching formationAutor
Reis, Maria das Graças Faustino
Orientador
Camargo, Dulce Maria Pompêo deData de publicação
23/08/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A investigação focalizou cinco adultos com TDAH. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, pela possibilidade de esse tipo de pesquisa qualitativa permitir uma análise aprofundada do objeto de estudo, bem como dos sujeitos envolvidos. Dentre as opções de trabalho com o Estudo de Caso, elegemos a História Oral, que possibilitou, por meio de entrevistas orais gravadas, analisar a influência da docência no desempenho escolar dos sujeitos da pesquisa. O conhecimento produzido evidenciou a necessidade do estudo crítico e aprofundado sobre o tema abordado nos cursos de formação de professores no Ensino Superior. Concluiu-se que a abordagem do TDAH, nos cursos de formação docente, inserida no contexto da teia de significados das práticas escolares, em suas várias dimensões social, cultural, pedagógica, biológica deve contribuir significativamente para a valorização de cada aluno e dos relacionamentos no ambiente escolar, além de contribuir para o professor conhecer o que pode influenciar o desempenho escolar de alunos com TDAH. This work is inserted in University, teaching and teachers formation research´s line, and intend to reflect about the meanings web of college practices on teachers formation. The investigation has focused in five adults with ADHD. The method used was a Study of Case, by the possibility of this kind of qualitative research allows a deep analysis of the study object, and the subjects involved. In addition, the work options of the Study of Case, we ve selected the Oral History, that allowed, thru the oral recorded interviews, to analyse the teaching influence in college performance of the research subjects. The produced knowledge shows the necessity of a critical and deep study about the approached theme in the University teacher s formation courses. We ve concluded that the ADHD approach, at the teaching formation courses, inserted into the meanings web college practices context, with yours diferents dimensions social, cultural, pedagogical, biological must contribute significantly to the each student valorization and the relationships into the College environment, beyond to contribute to the teacher knows what can influence the ADHD student s performance.
Palavras-chave
UniversidadeFormação de professores
Práticas escolares
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (tdah)
University
Teacher's formation
College practices
Attention deficit hyperativity disorder (adhd)