Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Rios, Mônica Piccione Gomes"
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Desafios da avaliação da aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental em tempo de ensino remoto: narrativas de professores
Hara, Jonathas Bueno (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)Entre os desafios enfrentados pelos gestores escolares e professores no cotidiano da educação básica, ressalta-se a avaliação da aprendizagem, sobretudo, em função das políticas públicas em educação vigentes, com ... -
Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)
Dalri, Marisa Xavier Coutrim (PUC-Campinas, 2013-12-06)A presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se ... -
Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
Carreiro, Félix Barbosa (PUC-Campinas, 2016-02-17)Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas ... -
Indicadores de qualidade da educação superior: um estudo a partir do ranking Quacquarelli Symonds e do sistema nacional de avaliação da educação superior
Francato, Álvaro André (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Esta dissertação atinente à linha de pesquisa de Políticas Públicas de Avaliação e ao grupo de pesquisa intitulado Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Oficinas curriculares nas escolas de tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores
Jacomini, Mariângela Leocárdio (PUC-Campinas, 2014-02-24)A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo investigar o Programa Escola de Tempo Integral do Estado de São Paulo instituído pela Resolução SE 89 publicada em 9 de dezembro de 2005, com foco na identificação ... -
Os efeitos do SINAES no curso de administração
Teixeira Junior, Paulo Roberto (PUC-Campinas, 2015-12-15)Desde os anos 90 o Brasil vem implementando políticas de avaliação educacional em larga escala. Na Educação Superior, tivemos o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) em 1993, o Exame ... -
Prova Brasil e SARESP: repercussões na construção da qualidade da educação na percepção de professores e gestores de escolas públicas estaduais do município de Campinas (SP)
Colombo, Bruna (PUC-Campinas, 2015-02-26)As avaliações em larga escala da Educação Básica, centradas em exames de desempenho dos alunos, têm sido utilizadas para monitoramento da qualidade da educação por meio da geração de indicadores. O presente trabalho busca ... -
Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil
Appolinário, Daniele Lenharo (PUC-Campinas, 2015-02-26)A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na contemporaneidade. O ... -
Trajetórias escolares dos beneficiários do programa bolsa família engressos do ensino médio das escolas públicas estaduais do município de Amparo
Nonato, Bruno (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)As desigualdades culturais e socioeconômicas têm potencial para afetar o percurso escolar do jovem que, embora conclua a educação básica, não dá continuidade aos estudos no Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo ... -
Uso dos resultados do ENEM por escolas públicas estaduais de Campinas: voz de gestores, professores e alunos
Gonçalves, Simone Jorge (PUC-Campinas, 2017-12-12)A década de 1990 é marcada por interesses e ações dos gestores públicos federais, estaduais e municipais em avaliar as instituições de ensino público. Dentre tais políticas de avaliação, destaca-se o Exame Nacional do ...