Navegação Dissertações por autor "Camargo, Dulce Maria Pompêo de"
Itens para a visualização no momento 1-9 de 9
-
A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública
Pinto, Rosilene Amélia Campos Guimarães (PUC-Campinas, 2006-08-04)O presente trabalho objetiva contribuir para práticas pedagógicas relacionadas à formação continuada de professores, promovendo, através da escola, a compreensão sócio-política das questões ambientais, a partir dos ... -
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
Cella, Silvana Machado (PUC-Campinas, 2007-04-25)O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. ... -
A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
Petrilli, Silvia Regina Pincerato (PUC-Campinas, 2006-06-21)A presente pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) e inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores faz um estudo crítico sobre a formação docente partindo ... -
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores
Reis, Maria das Graças Faustino (PUC-Campinas, 2006-08-23)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores
Thomaz, Clélio Estevão (PUC-Campinas, 2006-06-09)O objetivo do trabalho é investigar se a inserção da Educação Ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar ou disciplinar no Ensino Superior, em específico nos Cursos de Licenciatura, na perspectiva ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
Chaddad, Flávio Roberto (PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ... -
Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
Carvalho, Ricardo Delgado de (PUC-Campinas, 2006-08-31)O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade ... -
Práticas emancipatórias na formação das profissionais docentes de educação infantil: desenhando caminhos possíveis
Laureano, Renata Esmi (PUC-Campinas, 2007-02-22)A presente pesquisa discute a formação de profissionais para a educação infantil com base em referencial teórico que concebe a criança como ser ativo no seu processo de crescimento e desenvolvimento, que se traduz na ... -
Universidade, formação de professores e movimentos sociais: a colcha de retalhos como metáfora das relações interdisciplinares e transdisciplinares
Feriotti, Maria de Lourdes (PUC-Campinas, 2007-03-02)O momento histórico atual tem se caracterizado pela busca de novos paradigmas que atendam à crescente complexidade das demandas humanas e sociais, com vistas à superação da fragmentação do pensamento e das ações sociais. ...