Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Dulce Maria Pompêo de
dc.contributor.authorReis, Maria das Graças Faustino
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2006-08-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15317
dc.description.abstractO presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A investigação focalizou cinco adultos com TDAH. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, pela possibilidade de esse tipo de pesquisa qualitativa permitir uma análise aprofundada do objeto de estudo, bem como dos sujeitos envolvidos. Dentre as opções de trabalho com o Estudo de Caso, elegemos a História Oral, que possibilitou, por meio de entrevistas orais gravadas, analisar a influência da docência no desempenho escolar dos sujeitos da pesquisa. O conhecimento produzido evidenciou a necessidade do estudo crítico e aprofundado sobre o tema abordado nos cursos de formação de professores no Ensino Superior. Concluiu-se que a abordagem do TDAH, nos cursos de formação docente, inserida no contexto da teia de significados das práticas escolares, em suas várias dimensões social, cultural, pedagógica, biológica deve contribuir significativamente para a valorização de cada aluno e dos relacionamentos no ambiente escolar, além de contribuir para o professor conhecer o que pode influenciar o desempenho escolar de alunos com TDAH.
dc.description.abstractThis work is inserted in University, teaching and teachers formation research´s line, and intend to reflect about the meanings web of college practices on teachers formation. The investigation has focused in five adults with ADHD. The method used was a Study of Case, by the possibility of this kind of qualitative research allows a deep analysis of the study object, and the subjects involved. In addition, the work options of the Study of Case, we ve selected the Oral History, that allowed, thru the oral recorded interviews, to analyse the teaching influence in college performance of the research subjects. The produced knowledge shows the necessity of a critical and deep study about the approached theme in the University teacher s formation courses. We ve concluded that the ADHD approach, at the teaching formation courses, inserted into the meanings web college practices context, with yours diferents dimensions social, cultural, pedagogical, biological must contribute significantly to the each student valorization and the relationships into the College environment, beyond to contribute to the teacher knows what can influence the ADHD student s performance.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectuniversidade
dc.subjectformação de professores
dc.subjectpráticas escolares
dc.subjecttranstorno de déficit de atenção/hiperatividade (tdah)
dc.subjectuniversity
dc.subjectteacher's formation
dc.subjectcollege practices
dc.subjectattention deficit hyperativity disorder (adhd)
dc.titleA teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores
dc.title.alternativeThe meanings web of college practices: attention deficit hyperativity disorder (ADHD) and teaching formation
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4939169867975959
puc.advisorLattes5573826378717700
puc.refereeTonelotto, Josiane Maria de Freitas
puc.refereeCaiado, Katia Regina Moreno
puc.refereeLattes7980652799357054
puc.refereeLattes0803778280883949
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples