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dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorSartori, Maria Ester de Siqueira Rosin
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2009-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15361
dc.description.abstractDevido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História na prática pedagógica do professor de Matemática, do sexto ano do ensino fundamental da região de Campinas, S.P., na aprendizagem significativa e contextualizada dos Números Naturais e reflete sobre as possibilidades do trabalho integrado entre História e Matemática, que contemplem a atuação tanto do docente quanto dos investigadores quando pretendem abordar o conceito de números naturais em sua prática pedagógica ou investigativa. Tem-se, por hipótese, que a Matemática apresenta-se como um saber contextualizado e significativo para o aluno, portanto não surgiu no vazio, tampouco se desenvolveu no vácuo, mas é fruto das relações e das necessidades culturais originárias já nas comunidades primitivas, nas quais as ciências começaram a se desenvolver, caminharam até as questões atuais através de uma evolução multiforme e complexa e fizeram, em particular da História dos algarismos, uma História universal, portanto, deve ser analisada como tal para o processo de ensino e aprendizagem.
dc.description.abstractUnderstanding the complexity and the contributions of a collaboration between history and mathematics and the need for approximation of mathematical knowledge to the universe of students, the research aims to see how the teachers of mathematics for the sixth year of primary education in the region of Campinas, Brazil , understand their pedagogical practice and what their knowledge of history, particularly on the history of mathematics, is in order to address and develop the concept of natural numbers. There is, by definition, that mathematics is presented as a knowledge contextualized and meaningful for students, so it came in a vacuum, either developed in a vacuum, but is the result of relationships and cultural needs as originating in primitive communities, in which science began to develop, walked up to the current issues through a multifaceted and complex developments and have in particular the history of the one-digit Universal history must therefore be considered as such for the teaching and learning.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectnúmeros naturais
dc.subjecthistória
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectnatural numbers
dc.subjecthistory
dc.subjectteaching practices
dc.titleNúmeros naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógica
dc.title.alternativeNatural numbers: approach to the historical context in pedagogical practice
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4010551709068068
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereeCastanho, Sérgio Eduardo Montes
puc.refereeLopes, Jairo de Araujo
puc.refereeLattes0568250454101283
puc.refereeLattes4244247989810231
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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