Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.contributor.authorGuernelli, Sonia Maria dos Santos
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.issued2008-09-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15391
dc.description.abstractO presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa Escola. Selecionamos como sujeitos da pesquisa 12 jovens com idade entre 18 e 20 anos, que se apresentam com posturas diferenciadas em relação a vestuário, linguagem, atividades de estudo e que se afastam do padrão até agora esperado socialmente. O trabalho investigativo fundamenta-se na metodologia de Estudo de Caso, e os procedimentos para a coleta de dados consistiram em observação e entrevista. A análise de dados revela a compreensão que esses alunos têm de: escola, direção, professor, discriminação e preconceito, e pretende oferecer uma contribuição para a mudança nas relações educacionais que ocorrem no interior da Escola.
dc.description.abstractThis study refers to a research carried at Carlos Gomes State School in Campinas, São Paulo, Brazil; with the objective of producing knowledge about the way High School teenagers see their school. The research subjects were 12 teenagers, aged between 18 and 20 with different characteristics concerning their behavior related to clothes, study activities, language which are out of the socially expected standards. The investigation was based on Case Study methodology and the procedures of data assessment were observation and interview. The data analysis exposes the views that the students have about: The School, the Principal, the Coordinator and the teachers. Also the way they see phenomena such as discrimination and prejudice. The analysis also aims at contributing to the change in educational relations at School.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectescola pública
dc.subjectalunos do ensino médio
dc.subjectsubgrupos culturais
dc.subjectcultura escolar
dc.subjectEscola Estadual Carlos Gomes
dc.subjectpublic school
dc.subjecthigh school students
dc.subjectschool culture
dc.subjectsub cultural groups
dc.subjectCarlos Gomes State School
dc.titleA escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
dc.title.alternativeThe school in the view of High School students of different tribes
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1894957139834229
puc.advisorLattes9375761445315596
puc.refereeZan, Dirce Djanira Pacheco e
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes7180508418109437
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples