Navegação Programa de Pós-Graduação em Psicologia por título
Itens para a visualização no momento 76-95 de 547
-
Autocuidado de adolescentes na pandemia da COVID-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)A adolescência é um período do desenvolvimento em que são valorizadas, sobremaneira, as relações sociais e de amizade. Nessa fase, há um maior investimento subjetivo no grupo de pares que assume protagonismo no processo ... -
Autoeficácia entre psicólogos brasileiros: um estudo psicométrico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-26)A autoeficácia é a crença que o indivíduo possui a respeito da sua capacidade de realizar atividades e que irá conseguir atingir os resultados esperados. A autoeficácia está diretamente ligada com a capacidade de motivação ... -
Autonomia de professores: um estudo da perspectiva da psicologia
(PUC-Campinas, 2008-12-11)A presente pesquisa investiga a autonomia do professor como elemento fundamental para o exercício de sua prática pedagógica. Seu locus é a escola, entendida como um complexo espaço, permeado por relações marcadas pela ... -
Autorregulação em adolescentes: relações entre estresse, enfrentamento, temperamento e problemas emocionais e de comportamento
(PUC-Campinas, 2015-02-27)A adolescência é um período do ciclo vital vulnerável ao estresse e ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento, os quais podem ser alterados pelos processos de enfrentamento (coping) e pelo temperamento, ... -
Avaliação da inteligência para crianças deficientes visuais: construção de subtestes e investigação de suas qualidades psicométricas
(PUC-Campinas, 2017-02-13)Considerando a necessidade da inclusão do deficiente visual nas questões investigadas pela Psicologia, bem como a garantia de igualdade nas avaliações psicológicas realizadas, essa pesquisa teve como objetivo a continuação ... -
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
(PUC-Campinas, 2007-05-18)A avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de ... -
Avaliação das propriedades psicométricas da escala Coping da Hospitalização, Adoecimento e Tratamento Versão para Pais (COPHAT-P)
(PUC-Campinas, 2021-02-02)O coping pode ser definido como um conjunto de estratégias utilizadas pelos indivíduos para que se adaptem a situações potencialmente estressantes em suas vidas. Nesse sentido, a hospitalização infantil tem um forte impacto ... -
Avaliação das propriedades psicométricas do Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) entre universitários
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-24)O uso de álcool é um grave problema de saúde pública em muitos países. Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 4 milhões de mortes prematuras estão associadas ao consumo excessivo álcool principalmente ... -
Avaliação de mudança em mulheres vítimas de violência
(PUC-Campinas, 2011-02-22)De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a violência é um problema mundial que afeta famílias de todas as culturas, etnias, políticas econômicas e regimes políticos. Mulheres vítimas de violência são assistidas por ... -
Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
(PUC-Campinas, 2010-12-07)Esta pesquisa objetivou investigar se os atendimentos prestados em uma Clínica-escola ensejaram mudanças em pacientes e buscou compreender e sistematizar os fatores que influenciaram a chance de progresso ou retrocesso nas ... -
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
(PUC-Campinas, 2010-02-05)Estudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo ... -
Avaliação do nível da criatividade figural infantil em dois diferentes contextos de educação
(PUC-Campinas, 2012-12-14)A criatividade é uma característica que tem sido bastante reconhecida e exigida nos contextos sociais, destacando-se, dentre esses, o contexto educacional. Assim, este estudo buscou avaliar a criatividade de crianças que ... -
Avaliação do processamento auditivo em pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-03-06)A avaliação do Processamento Auditivo é um ganho no diagnóstico dos distúrbios da comunicação humana e na identificação de crianças de risco para distúrbios de aprendizagem. Os indivíduos com desordem do Processamento ... -
Avaliação psicológica no trânsito: análise do desempenho de motoristas infratores, não infratores e envolvidos em acidentes
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Considerando a importância de pesquisas que visam avaliar a eficácia dos instrumentos que vêm sendo utilizados para avaliação psicológica no contexto do trânsito, o presente trabalho teve por objetivo identificar a validade ... -
Avaliação Socioemocional de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-15)As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são envolvidas por características cognitivas e não cognitivas (socioemocionais). Entretanto, ainda existe uma ênfase de estudos sobre o potencial intelectual e criativo destes ... -
Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos: versão informatizada (BAICA-I)
(PUC Campinas, 2022-02-18)A inteligência e a criatividade são dois constructos fundamentais para se compreender o potencial humano. Apesar da importância de ambos, é possível notar uma lacuna no campo de avaliação psicológica nacional, pois não há ... -
Bem-estar subjetivo em adultos e idosos
(PUC-Campinas, 2003-08-29)Promover o bem-estar subjetivo é uma das preocupações da ciência psicológica. Com o aumento da longevidade, estudos sobre o envelhecimento se fazem necessários para a compreensão desta parcela da população que está aumentando ... -
Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
(PUC-Campinas, 2018-02-22)O bullying é um tipo de violência que ocorre entre pares, principalmente na escola. Suas características principais são ações repetidas e intencionais de um aluno contra outro, que causam sofrimento à vítima e danos a todos ... -
Burnout e trabalho universitário produtivo
(PUC-Campinas, 2003-08-18)Analisa o fenômeno do burnout profissional em professores universitários, designadamente em suas relações com o estresse profissional percebido pelos docentes. Para tanto, utiliza 92 professores universitários de um grupo ... -
Buscando a cura pelo conhecimento: imaginário de estudantes sobre o curso de psicologia
(PUC-Campinas, 2015-02-26)O presente estudo objetiva investigar psicanaliticamente o imaginário de estudantes de psicologia sobre o curso de graduação. Justifica-se por lançar luz sobre os motivos pelos quais a profissão é escolhida, fato que, a ...