Search
Now showing items 1-10 of 12
Transtorno disfórmico corporal: escala para profissionais da área da saúde
(PUC-Campinas, 2004-11-23)
A presente pesquisa teve por objetivo geral desenvolver e validar uma escala auxiliar de diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) para profissionais da área da saúde. Para tanto contou com três amostras de ...
O sentido da vida: prevenção de stress e burnout do professor
(PUC-Campinas, 2004-12-10)
Foi estudada uma amostra de 28 professoras do ensino fundamental quanto à interação entre stress, burnout e sentido e quanto à eficácia de dois tipos de treinamento para redução do stress excessivo. Utilizou-se como ...
Problematizando o "bullying" para a realidade brasileira
(PUC-Campinas, 2004-12-09)
O trabalho consiste numa investigação inicial sobre o "bullying" na realidade brasileira a partir de sua manifestação em uma escola pública da periferia de Campinas (SP). Paralelamente, apresenta manifestações da violência ...
Falando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de pais
(PUC-Campinas, 2004-04-29)
Este trabalho visou compreender o que pais ou responsáveis apontaram sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre suas histórias de vida, por meio das entrevistas registradas no banco de dados do projeto 'Do Risco à ...
Orientação profissional para profissões não universitárias: perspectiva da análise do comportamento
(PUC-Campinas, 2004-11-05)
A escolha profissional é uma decisão muito importante e normalmente está vinculada à questão da inserção no ensino superior. Porém a realidade atual seja em termos do acesso ao ensino, seja por escolha própria, demonstra ...
Psicologia clínica e responsabilidade social empresarial: compartilhando idéias e práticas
(PUC-Campinas, 2004-12-02)
\a Resumo: Responsabilidade social é o compromisso que cada pessoa tem com a sociedade e com a humanidade; as empresas têm se preocupado cada vez mais com esta questão, aumentando significativamente a quantidade de projetos ...
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
(PUC-Campinas, 2004-09-23)
Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ...
Risco e proteção: busca por uma compreensão não-linear desses constructos
(PUC-Campinas, 2004-06-17)
Em face da diversidade e adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança e da necessidade de investigá-los, esse estudo analisou o banco de dados de um projeto preventivo e interventivo em andamento, realizado em ...
Estilos de criar em líderes organizacionais
(PUC-Campinas, 2004-02-20)
A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ...
Produção científica sobre o idoso na PsycINFO (2003)
(PUC-Campinas, 2004-12-14)
Com o aumento da longevidade e conseqüente aumento da produção científica sobre velhice, faz-se necessária uma análise do conhecimento gerado na área. Foi feita uma meta-análise dos estudos realizados na área de psicologia ...