Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 54-73 de 204
-
Educação infantil e criatividade: perspectiva de professoras
(PUC-Campinas, 2006-08-16)O objetivo do estudo foi avaliar a concepção de criatividade e atuação criativa em professoras de educação infantil, dando ênfase à auto-percepção sobre criatividade, às estratégias usadas em sala de aula e à interação ... -
Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ... -
Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
(PUC-Campinas, 2012-02-27)A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e ... -
Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
(PUC-Campinas, 2006-02-03)A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, ... -
Encontros com o cuidado infantil e a maternidade: investigando imaginários coletivos
(PUC-Campinas, 2021-02-18)Esta tese objetiva investigar imaginários coletivos sobre o cuidado infantil e a maternidade. Justifica-se como produção de conhecimento compreensivo que pode contribuir para aprimorar a clínica psicológica, ... -
Encontros e desencontros no processo de encaminhamento psicológico infantil
(PUC-Campinas, 2018-02-27)A crescente demanda pelo atendimento psicológico infantil resulta no aumento do encaminhamento de crianças para os serviços de saúde mental. Entretanto, estima-se uma taxa de 50% a 60% de abandono da psicoterapia infantil. ... -
Encontros narrativos com mães, pais e bebês na transição para a parentalidade
(PUC-Campinas, 2019-02-20)A experiência de transição para a parentalidade é constelada por novos sentidos na sociedade contemporânea, na medida em que se discute a transformação dos papéis parentais, bem como as novas temáticas relacionadas ao ... -
Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no Ensino Médio
(PUC-Campinas, 2016-02-24)A adolescência é um período de mudanças físicas, psicológicas e socioculturais, com muitos estressores, inclusive no contexto escolar, a exemplo da realização de provas acadêmicas e o vestibular. Para lidar com essas ... -
Ensinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológico
(PUC-Campinas, 2003-09-05)Com graduandos do Curso de Formação de Psicólogos que cursam a disciplina psicopatologia o objetivo desse estudo foi identificar e discutir as suas representações psíquicas e sócio-culturais do objeto psicopatológico e a ... -
Entre indivíduo-sociedade e natureza-cultura: a constituição do ser - uma modelagem para a psicologia
(PUC-Campinas, 2011-12-20)A partir de uma perspectiva metodológica que traz os diagramas como ferramentas centrais e tomando como referência alguns autores que se utilizam dessa metodologia como recurso explicativo, pretende-se demonstrar a adequação ... -
Entre sonhos e pesadelos: Imaginário Coletivo de profissionais acerca do adolescente na saúde mental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-06-26)Objetivamos investigar o imaginário coletivo de profissionais da saúde mental pública sobre adolescentes com transtornos mentais e suas perspectivas futuras. Justifica-se como produção de conhecimento compreensivo que, ... -
Escala brasileira de autoconceito infantil: construção e investigação das qualidades psicométricas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-27)O autoconceito contribui para a formação da identidade influenciando a forma como o indivíduo pensa, se comporta, sente e se relaciona com os demais. O objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade ... -
Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-16)Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade no qual o indivíduo apresenta incapacidade de falar em ambientes sociais definidos, e ocorre em uma prevalência aproximada de 0,03% e 1,9% da população no que se refere ... -
Escala clínica para prever a adesão ao tratamento: transtorno bipolar do humor
(PUC-Campinas, 2008-02-12)O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) está associado a altas taxas de desajustes psicossociais e familiares, mortalidade e prejuízos econômicos. O tratamento visa o controle de episódios agudos e prevenção de novos episódios. ... -
Escala de avaliação de sintomas-90-R-SCL-90-R: adaptação, precisão e validade
(PUC-Campinas, 2001-11-23)Apresenta estudo de precisão e validade da Symptom Checklist - 90 - Revised (SCL-90-R), junto a população clínica, além de um estudo preliminar de padronização. SCL-90-R é uma escala multidimensional de auto-avaliação para ... -
Escala de avaliação do transtorno dismórfico corporal: propriedades psicométricas
(PUC-Campinas, 2009-05-12)O estudo analisou as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal EA-TDC. Foram estimadas a validade de conteúdo, validade de construto, a validade de critério e a consistência ... -
Escala de Avaliação Psicossocial de atletas em formação: estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2021-02-26)A forma como o atleta se relaciona com outras pessoas do seu convívio e como essa relação influencia o desempenho esportivo e a motivação constitui o nível psicossocial, aspecto de extrema relevância na trajetória esportiva ... -
Escala de identificação das altas habilidades/superdotação: novos estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-06-17)O reconhecimento das altas habilidades/superdotação (AH/S) como um construto multidimensional tem ampliado suas formas de avaliação e abrangido diferentes tipos de métodos. No entanto, contrário a esse movimento, ainda não ... -
Escala de Otimismo para adolescentes: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-23)O otimismo disposicional é uma característica de personalidade que envolve diferentes âmbitos (emocional, motivacional e cognitivo). Ela se refere às crenças de resultados futuros positivos. Essa característica se mostra ... -
Escala de potencial criativo no trabalho: estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-12-10)O presente estudo teve como objetivo a condução de estudos de busca por outras fontes de evidências de validade e precisão para a Escala de Potencial Criativo no Trabalho. Para isso, quatro estudos foram realizados, tendo-se, ...