• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)
  • Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Tese
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)
  • Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Tese
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação e arte na cidade: um retorno para o território

View/Open
ceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdf (35.28Mb)
Author
Marinelo, Samuel Henrique Damas
Advisor
Silva Neto, Manoel Lemes da
Date
30/06/2022
Content Type
Tese de doutorado
Postgraduate Program
Arquitetura e Urbanismo
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.
 
The present study aims to present the results of the analysis of the power of the education-art-city relationship, as a basic association for a libertarian pedagogical strategy. This important strategy, which denotes the city's pedagogical potential to assist in the development of active citizens, is compromised when its rationalism, its instrumental appropriation occurs. In this movement, the concept of this strategy is replaced by management apparatus, as in the case of the Educating Cities Program, which ends up creating simulacra of citizenship and social action. On the other hand, actions on the territory, such as the rhyming battles that occur in central public spaces or not, present themselves as practices coated with political action, since they have a starting point in the city, in the territory used, denoting that the education-art-city association is basic to the libertarian pedagogical strategy alive in the territory.
 
Keywords
Educação
Pedagogia
Arte
Música
Território usado
Education
Pedagogy
Art
Music
Used territory
Language
Portuguese
Sponsor
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Collections
  • Tese

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback