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dc.contributor.advisorSilva Neto, Manoel Lemes da
dc.contributor.authorMarinelo, Samuel Henrique Damas
dc.date.accessioned2022-08-26T18:27:06Z
dc.date.available2022-08-26T18:27:06Z
dc.date.issued2022-06-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637
dc.description.abstractO presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to present the results of the analysis of the power of the education-art-city relationship, as a basic association for a libertarian pedagogical strategy. This important strategy, which denotes the city's pedagogical potential to assist in the development of active citizens, is compromised when its rationalism, its instrumental appropriation occurs. In this movement, the concept of this strategy is replaced by management apparatus, as in the case of the Educating Cities Program, which ends up creating simulacra of citizenship and social action. On the other hand, actions on the territory, such as the rhyming battles that occur in central public spaces or not, present themselves as practices coated with political action, since they have a starting point in the city, in the territory used, denoting that the education-art-city association is basic to the libertarian pedagogical strategy alive in the territory.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTerritório usadopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectUsed territorypt_BR
dc.titleEducação e arte na cidade: um retorno para o territóriopt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes7031741977827212pt_BR
puc.advisorLattes4098129515389219pt_BR
puc.refereePita, Maria Eliza de Castro
puc.refereeSantos, Vera Lucia dos
puc.refereeGomes, Cilene
puc.refereeOliveira, Fabiano Melo Gonçalves de
puc.refereeLattes5177592963833604pt_BR
puc.refereeLattes2326951403213858pt_BR
puc.refereeLattes4907904919744128pt_BR
puc.refereeLattes8717433441492117pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)pt_BR
puc.graduateProgramArquitetura e Urbanismopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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