• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Centro de Linguagem e Comunicação (CLC)
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital - CLC
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Centro de Linguagem e Comunicação (CLC)
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital - CLC
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design

View/Open
clc_designdigital_tcc_saito_jp.pdf (5.837Mb)
Alternative Title
in.clusion: teaching and learning about accessibility for design students
Author
Amaral, João Pedro Saito do
Menezes, João Vitor Ruy Gomes de
Advisor
Ardinghi, Maria Beatriz
Date
30/11/2021
Content Type
Trabalho de Conclusão de Curso
Postgraduate Program
Não se aplica
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos.
 
This project presents a proposal for a gamified digital tool whose objective is to raise awareness and teach designers about Inclusive Design. Bibliographic and field research indicates that the theme of Inclusive Design suffers from the lack of atten tion given to the subject by University education, in addition to the students’ lack of interest. Currently, the theme “Inclusion” has become increasingly in evidence, generating an even greater need to expose the different difficulties faced by PWDs (People with Disabilities) from physical access to buildings, objects and transport, to the prejudice faced. Based on the research carried out, it is proposed as a projectual action, using the Design Thinking method, a digital platform for designers and design students, entitled “in.clusion”. Composed of two parts, the platform teaches and helps users about the theory and practice of inclusive design. The first part brings theoretical content for user learning, through information on current standards and guidelines and accessibility in general. The second part presents digital games with unique characteristics for users to apply the learned concepts.
 
Keywords
Design inclusivo
Concientização
Ensino e aprendizado
Design Digital
Inclusive Design
Awareness
Teaching-learning
Digital Design
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
  • TCC - Design Digital - CLC

Related items

Showing items related by title, author, creator and subject.

  • Black box: ambiente virtual para produção musical 

    Facas, Bruno Cerqueira Leite; Carbonari, Felipe Jacomasso; Salamene, Lucas Bell (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-02)
    Como a maior parte das plataformas musicais focam em públicos já experientes, pode se ver que a música teve que ser estudada desde o período pós guerra para assim chegar aos ouvidos como a escutamos hoje. Seja qual for o ...
  • Projeto Nós: interfaces digitais para comunidades criativas 

    Sugahara, Eddie; Gasparino, Lucas Valverde; Carvalho, Renan Santa Terra de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
    Com a atual digitalização do mundo, muitas das relações interpes soais são virtualizadas pela internet, que consegue fazer o contato entre indivíduos independente de sua distância física. O presente projeto busca estudar ...
  • PROJETO IN.TOLERA - alternativas a respeito das alergias e intolerâncias alimentares sob a ótica do design da informação 

    Cohen, Beatriz; Nardo, Giovana; Sato, Marina (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
    Este projeto propõe um conjunto de ações utilizando o Design Digital como solução, para atingir o objetivo de melhorar a vida e a experiência dos indivíduos com restrições, alergias e intolerâncias alimentares, atendendo ...

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback