Itens para a visualização no momento 1-20 de 52

    • Aes·thesis: as estéticas como referência para o design de interfaces 

      Prado, João Rafael Peres; Lima, Renato de Toledo Mello; Souza, Victoria Klarissa de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)
      O presente trabalho apresenta ações projetuais em design digital a partir de uma oportunidade percebida pela equipe de unir estéticas e design de interface. Neste sentido, este TCC visa discutir a relevância de estilos ...
    • ANANAS: descascando o cinema das chanchadas 

      Moreira, Julia Braghetto; Zavarize, Pedro Stocco (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-15)
      O presente projeto visa usar da linguagem comunicativa do design, por meio do audiovisual, para trabalhar a memória e preservação do período das chanchadas no cinema brasileiro. A problemática do trabalho foi delimitada a ...
    • AUCÁRIA - o redescobrimento do folclore brasileiro na juventude através das mídias digitais 

      Carvalho, Pedro Cruz de; Pereira, Vitor Hugo do Nascimento; Fernandes, William (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
      Existe muita desinformação e obscurantismo quando se fala sobre o folclore brasileiro, suas infinitas abordagens e riqueza são vistos, geralmente, de forma subestimada, na qual seu valor intrínseco é resumido em breves ...
    • Black box: ambiente virtual para produção musical 

      Facas, Bruno Cerqueira Leite; Carbonari, Felipe Jacomasso; Salamene, Lucas Bell (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-02)
      Como a maior parte das plataformas musicais focam em públicos já experientes, pode se ver que a música teve que ser estudada desde o período pós guerra para assim chegar aos ouvidos como a escutamos hoje. Seja qual for o ...
    • Bloo: o design digital como ferramenta norteadora para pais e responsáveis de crianças autistas 

      Souza, Eliza Martins de; França, Marina da Rocha; Honda, Rafael Yoshimitsu (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-05)
      A falta de canais no Brasil que forneçam conhecimentos, de forma acessível e clara, sobre as questões relacionadas ao autismo para pais e responsáveis de crianças nesta condição é uma problemática atual. O reconhecimento ...
    • Casca - projetando alternativas sustentáveis para o consumo local através do design digital 

      Sousa, Aline Pasini de; Lisboa, Felipe Gouveia Pereira; Mozetto, Victor Luis (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
    • COLORWE: Os produtos midiáticos aliados ao design digital como contribuidores para a autoaceitação e obtenção de conhecimento sobre os LGBTI+ 

      Amstalden, Bruna Mendes; Santos, Daniel Francisco dos; Fernandes, Guilherme Mendes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, aborda como os produtos midiáticos (séries, filmes, livros, músicas etc.) e o design digital, podem ser contribuidores para a autoaceitação e obtenção de conhecimento dos LGBTI+. ...
    • CTroca - O design na proposta do brechó de roupas como aliado a sustentabilidade 

      Hisano, Cindy Xavier; Suzuki, Larissa Tiemi; Fernandes, Natasha Rigotti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-05)
      Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre o impacto da indústria da moda fast fashion e a análise do modelo da moda circular dos brechós de roupa como uma alternativa de consumo viabilizando a sustentabilidade. ...
    • Dê forma: design digital como instrumento no rompimento com padrões corporais impostos pela indústria da moda 

      Vialta, Gyovanna Gugliotti; Ferreira, Lais de Souza Dias; Wanderley, Victor (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-01)
      Diante à atual cultura fundamentada na supremacia da aparência, que viabiliza a institucionalização de uma rede de indústrias voltadas à manutenção da estética, o presente trabalho busca compreender especificamente o papel ...
    • Dooki e a flor que floresceu - videogames e música: o uso do design sonoro e de interação no audiovisual como ferramenta de promoção do bem-estar psicológico do adolescente 

      Almeida, Eduardo Augusto de; Sanches Junior, Gilberto Francisco; Costa Junior, Luiz Antonio Bueno (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)
      A música é uma ferramenta poderosa e maleável, fazendo parte de diferentes mídias como filmes, vídeos, cartoons, jogos e muito mais, trazendo para eles atmosfera, sentimentos e narrativas que as enriquecem e permitem o ...
    • DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies 

      Cortes, Luana Pereira; Moço, Lucas José; Sinotti, Milena (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)
      A partir das pesquisas referenciais e dos fundamentos teórico-metodológicos do Design, o presente Trabalho de Conclusão de Curso toma como ponto de partida o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e a disseminação de ...
    • Entre Pontos - conceitos audiovisuais através de design e o cinema de animação. 

      Estevão, Pedro Henrique Gennari; Evangelista, Victor Hugo; Scarparo, Yuri Guido (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa por meio do design e do cinema de animação revelar aos interessados em audiovisual os conceitos implícitos presentes ...
    • Equinosso: sustentabilidade para consumidores de Fast Fashion por meio do design digital 

      Barbosa, Flávia Roberta Neves; Carvalho, Nicolas Olivier Santos Viteli; Krol, Vitor Henrique Amorim (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-12)
      Este projeto propõe um conjunto de ações com o objetivo de levar ideais sustentáveis para consumidores de Fast Fashion por meio do design digital. Para guiar estas ações a pesquisa foi dividida em três áreas do conhecimento, ...
    • Étu: O design como ferramenta para o acesso à informação sobre pós-graduação stricto sensu no Brasil 

      Schell, Cecília Wolochn; Caliani, Isabelle Vilarim; Kitaka, Luiza Maria Donaio (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)
      O presente projeto procura estudar como o design pode auxiliar o usuário na sua jorna - da de busca e escolha de um curso de pós-graduação stricto sensu no Brasil utilizando em es - pecífico conceitos de Design da Informação, ...
    • Foccos - o impacto cultural dos produtos midiáticos: alterando percepções sociais através do audiovisual 

      Luz, Gustavo Stephan Rocchetti; Val, Larissa do (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-30)
      O trabalho visa discutir o impacto das produções audiovisuais por meio da percepção da sociedade sobre si própria, explorando as relações entre o audiovisual e o design com intuito de desenvolver um projeto que traga um ...
    • Gestuar: Acessibilidade digital no home office para surdos no Brasil 

      Gouvea, Beatriz Santos Vasconcelos; Manhani, Jeferson Rodrigo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)
      O presente trabalho, por meio do Design Digital, propõe soluções que visam diminuir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes no ambiente Home Office. Foi realizado um estudo, através de entrevistas com usuários ...
    • GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia. 

      Varani, Eduardo Costa Couto; Pizzato, Pedro Afonso Feliciano; Cordeiro, Renato Alasmar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos ...
    • GRIM - Guia de Representação Imagética de Mascotes 

      Santiago, Diogo Mella; Gallo, Felipe de Godoy; Silva, Rafael Cavalcanti Garcia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar estudos sobre o character design no universo das mascotes encontradas no mercado e principalmente no ambiente digital, com intenção de demonstrar a evolução destas ...
    • Guia do amigo imaginário: uma companhia na jornada pelo letramento 

      Lacerda, Letícia Rodrigues; Vadilho, Thiago David; Felix, Vinicius Daniel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-13)
      O presente projeto levanta a problemática do agravamento do círculo vicioso estimulado pela falta de incentivo e do desenvolvimento do letramento, o qual se traduz na formação de indivíduos incapazes de agir de forma crítica ...
    • Hystorium: o design digital como promotor do hábito e do gosto pela leitura de livros nos jovens 

      Nogueira, Eduardo Carlos Dorazio; Durante, Lucas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)
      O presente trabalho discute a influência do design sobre os hábitos das pessoas e como essa área pode ajudar a incentivar o brasileiro a ler mais livros, visto que, de um modo geral, o Brasil não possui esse hábito ou é ...