Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 288-307 de 721
-
Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
(PUC-Campinas, 2007-12-14)Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da ... -
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2017-06-02)As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por ... -
Estilos de criar em líderes organizacionais
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ... -
Estilos de pensar e criar em gerentes e sub-gerentes de micro e pequenas empresas
(PUC-Campinas, 2009-04-01)Estilos de pensar e de criar sao maneiras preferenciais de processar informacoes e agir em determinadas circunstancias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os estilos de pensar e criar, em homens e ... -
Estimulação do potencial criativo no contexto educacional não formal, direcionado ao mercado de trabalho
(PUC-Campinas, 2018-12-04)Esse estudo apresenta um programa de intervenção e desenvolvimento da criatividade, realizado junto a adolescentes, menores aprendizes que frequentam um projeto social oferecido no mesmo local de seu trabalho (uma ... -
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se ... -
Estratégias da biblioterapia de desenvolvimento aplicadas na orientação de problemas de disciplina
(PUC-Campinas, 2006-04-12)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, estruturado para orientar alunos com problemas disciplinares. Seguindo o modelo proposto pela Biblioterapia do Desenvolvimento ... -
Estratégias multidisciplinares para o enfrentamento da Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-24)Diante do impacto da COVID-19, este trabalho apresenta duas diferentes estratégias de enfrentamento à pandemia. A primeira, um ensaio clínico randomizado de grupos paralelos, com o objetivo de avaliar o efeito de um protocolo ... -
Estresse e coping em profissionais de abrigos institucionais
(PUC-Campinas, 2018-02-28)Esta pesquisa objetivou verificar e analisar os níveis de estresse percebido e as estratégias de coping dos profissionais de abrigos institucionais. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e correlacional, com amostra ... -
Estresse e enfrentamento das consultas odontológicas por pré-adolescentes e adolescentes
(PUC-Campinas, 2019-06-26)Estudar o processo de estresse-coping da ansiedade de dentista pode ajudar na adesão ao tratamento odontológico. Este estudo descreveu e analisou o processo de enfrentamento do estresse da consulta odontológica, a partir ... -
Estresse e enfrentamento em crianças e adolescentes abrigados em casas lares
(PUC-Campinas, 2018-02-28)O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define as situações de abrigamento como medida protetiva e temporária, e ainda que tenha caráter protetivo, pode vir a ser causadora de estresse, devido às mudanças que provocam ... -
Estudo clínico randomizado e cego da aplicação da fotobiomodulação no tratamento da disgeusia em pacientes pós-covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)O objetivo desse trabalho foi a fotobiomodulação (FBM) em pacientes com disgeusia após contaminação pelo COVID-19, com expectativa de melhora e reversão a normalidade da sensação gustativa. Setenta pacientes foram selecionados, ... -
Estudo de adaptação e validação da bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson-III versão ampliada
(PUC-Campinas, 2012-02-28)O estudo da interação e funcionamento das diferentes habilidades intelectuais sempre despertou curiosidade devido à necessidade do ser humano de esclarecer as diferenças individuais no uso das informações. Neste sentido, ... -
Estudo de um grupo de liderança comunitária: abordagem sociométrica
(PUC-Campinas, 2006-03-08)Partindo do princípio de que a vida da Comunidade, na sua dimensão objetiva, se faz e se realiza na concretude dos Grupos Comunitários, e que esses, por sua vez, se formam e se mantêm pela força de seus líderes, o presente ... -
Estudo do funcionamento diferencial do item em um instrumento de avaliação da personalidade
(PUC-Campinas, 2012-02-23)Estudos que relacionam traços de personalidade e inteligência (do ponto de vista psicométrico) são bastante recentes e vêm se ampliando devido à constatação de que a inteligência pode exercer influência no modo como as ... -
Estudo preliminar sobre as percepções de estudantes da rede privada sobre suas condições de vida
(PUC-Campinas, 2011-02-09)Este projeto nasceu da necessidade da pesquisadora de compreender melhor a desigualdade social, mais especificamente a desigualdade social que ocorre na educação. A educação no capitalismo denuncia as desigualdades sociais ... -
Estudo sobre a atuação de coaches
(PUC-Campinas, 2013-12-10)O coaching tem recebido bastante destaque no contexto de desenvolvimento pessoal e profissional, tema amplamente abordado por sujeitos de diferentes áreas e instituições que oferecem formação sobre a temática, ainda que, ... -
Evidências de validade da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA
(PUC-Campinas, 2014-02-05)Existe a necessidade de construir testes e validá-los para a cultura brasileira. A Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA propõe a avaliação de dois construtos em um único teste, a inteligência e a criatividade. ... -
Evidências de validade da PSS-10 e PSS- 14: estudo com análise fatorial e de rede.
(PUC-Campinas, 2018-02-26)O estresse é um dos construtos enfatizados quando se avalia o processo saúde- doença. No entanto, por ser uma variável latente, instrumentos específicos são necessários para mensurá-lo. A Escala de Estresse Percebido ... -
Evidências de validade de uma bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação
(PUC-Campinas, 2013-02-18)As altas habilidades/superdotação é um fenômeno multidimensional, cuja avaliação tem se tornado um desafio nos dias atuais, ainda mais quando se constata a falta de instrumentos validados e normatizados no Brasil para tal ...