Navegação Escola de Ciências da Vida por autor "Wechsler, Solange Muglia"
Itens para a visualização no momento 21-40 de 52
-
Escala brasileira de autoconceito infantil: construção e investigação das qualidades psicométricas
Barboza, Chaielen Marchiolli (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-27)O autoconceito contribui para a formação da identidade influenciando a forma como o indivíduo pensa, se comporta, sente e se relaciona com os demais. O objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade ... -
Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade
Vieira, Elisa Maria Neiva de Lima (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-16)Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade no qual o indivíduo apresenta incapacidade de falar em ambientes sociais definidos, e ocorre em uma prevalência aproximada de 0,03% e 1,9% da população no que se refere ... -
Escala de inteligência Wechsler para crianças e bateria de habilidades cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentos
Chiodi, Marcelo Gulini (PUC-Campinas, 2007-12-14)O estudo da avaliação intelectual tem apresentado grande diversidade através dos tempos. Atualmente, a teoria reconhecida como sendo a mais ampla para explicar o funcionamento mental é a C-H-C (Cattell-Horn-Carroll) . ... -
Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
Pereira, Eliana Santos (PUC-Campinas, 2007-12-14)Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da ... -
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
Roza, Rodrigo Hipólito (PUC-Campinas, 2017-06-02)As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por ... -
Estilos de criar em líderes organizacionais
Mundim, Maria Célia Bruno (PUC-Campinas, 2004-02-20)A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ... -
Estilos de pensar e criar em gerentes e sub-gerentes de micro e pequenas empresas
Martins, Evelin (PUC-Campinas, 2009-04-01)Estilos de pensar e de criar sao maneiras preferenciais de processar informacoes e agir em determinadas circunstancias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os estilos de pensar e criar, em homens e ... -
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19
Scarparo, Maria Julia Bernardes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se ... -
Estudo de adaptação e validação da bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson-III versão ampliada
Chiodi, Marcelo Gulini (PUC-Campinas, 2012-02-28)O estudo da interação e funcionamento das diferentes habilidades intelectuais sempre despertou curiosidade devido à necessidade do ser humano de esclarecer as diferenças individuais no uso das informações. Neste sentido, ... -
Evidências de validade da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA
Milian, Queila Guise (PUC-Campinas, 2014-02-05)Existe a necessidade de construir testes e validá-los para a cultura brasileira. A Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA propõe a avaliação de dois construtos em um único teste, a inteligência e a criatividade. ... -
Excelência criativa de mulheres brasileiras e portuguesas
Mundim, Maria Célia Bruno (PUC-Campinas, 2015-02-12)Considerando o aumento do número de mulheres em posição de destaque nos diversos setores da sociedade, esta pesquisa buscou investigar os estilos de pensar e criar e verificar as diferenças nos fatores ambientais e ... -
Habilidades intelectuais e perfil criativo
Gibim, Queila Guise Milian Teller (PUC-Campinas, 2019-02-15)A teoria mais recente da inteligência e que melhor explica o construto é a teoria Catell-Horn-Carroll (CHC). A criatividade é um construto que se define através de diversas perspectivas envolvendo aspectos cognitivos, ... -
Identificação de talentos criativos e intelectuais por testes psicológicos e percepção de professores
Suárez, Janete Tonete (PUC-Campinas, 2014-02-26)O processo deidentificacao do talento/superdotacao com vistas ao atendimento educacional exigeconhecimento e recursos apropriados. Tem sido cada vez maior a demanda por professores capacitados e instrumentos validos de ... -
Indicadores de criatividade no desenho da figura humana
Oliveira, Karina da Silva (PUC-Campinas, 2014-12-11)O desenho é uma rica fonte de possibilidades de expressão, que favorece a compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil, aspectos emocionais e expressão de habilidades criativas. Este estudo teve como principal objetivo ... -
Indicadores emocionais do desenho da figura humana e sua relação com o bem-estar subjetivo infantil
Barboza, Chaielen Marchiolli (PUC-Campinas, 2017-12-13)O desenho da Figura Humana é uma ferramenta considerada altamente difundida e utilizada na área da Psicologia. Há muitas controvérsias em relação a sua forma de interpretação e sua validade dos indicadores emocionais ... -
Indicadores emocionais do desenho e dificuldades comportamentais em crianças
Comparini, Ingrid Piccollo (PUC-Campinas, 2016-02-18)O Desenho da Figura Humana é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos em nível internacional. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de critério para o Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto forma ... -
Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
Souza, Adriana Aparecida Ferreira de (PUC-Campinas, 2011-02-18)Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a ... -
Inventário de estilos de temperamento de adultos: evidências de validade
Porto, Larissa A. Alexandrino de Azevedo (PUC-Campinas, 2020-02-14)O temperamento humano é um construto universal, que possui bases biológicas e corresponde a tendências comportamentais expressas por meio de preferências e escolhas pessoais. O objetivo desta pesquisa foi verificar evidências ... -
Mediação de conflitos familiares e criatividade: um estudo a partir do perfil do mediador
Pligher, Simone de Andrade (PUC-Campinas, 2007-02-14)O trabalho apresentado pretende, a partir de conceitos teóricos sobre mediação, família e criatividade, traçar o perfil dos mediadores e sua influência na prática de mediação familiar junto aos Tribunais. A pesquisa enfocou ... -
Mentoria do talento criativo e intelectual na escola: da identificação ao desenvolvimento
Suárez, Janete Tonete (PUC-Campinas, 2019-02-14)Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de mentoria por professores em estudantes identificados como talentosos. Para tanto foram realizados dois estudos. O 1º avaliou a relação entre a identificação ...