Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 170-189 de 703
-
Comunicação e isolamento: uma análise clínica de diários e blogs de adolescentes
(PUC-Campinas, 2009-12-09)Na presente pesquisa foram analisadas questões relativas à comunicação e ao isolamento entre adolescentes, tendo como objeto de estudo um diário e blogs. Foi realizada a leitura de um diário de uma jovem, que foi escrito ... -
Comunicação suplementar e alternativa em fonoaudiologia: revisão integrativa de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)Sendo a comunicação a base da interação social, é de grande importância que os sujeitos que apresentam alguma incapacidade de se comunicar verbalmente encontrem um meio alternativo para estabelecer conexões com outros ... -
Concepções de adolescência: um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)A concepção da adolescência é um constructo social que se instalou como um ritual de transição da infância para a vida adulta, o qual pode desencadear comportamentos de risco no adolescente. Por outro lado, a adolescência ... -
Concepções de liderança em diferentes contextos
(PUC-Campinas, 2012-02-16)A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais ... -
Concepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratório
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)O projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos internacionais têm se dedicado a investigar ... -
Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-15)Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um espaço profissional vai além do diploma da ... -
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
(PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ... -
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
(PUC-Campinas, 2013-12-10)Esta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos ... -
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
(PUC-Campinas, 2007-12-11)Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. ... -
Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-05-02)O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou ... -
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de ... -
Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
(PUC-Campinas, 2014-12-04)Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa ... -
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
(PUC-Campinas, 2016-02-17)As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, ... -
Construção de escala de potencial criativo para organizações
(PUC-Campinas, 2015-12-15)O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades ... -
Construção de subtestes para avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais
(PUC-Campinas, 2012-12-13)Diante da lacuna existente na avaliação cognitiva de populações especiais, essa pesquisa teve como objetivo a construção de três subtestes (verbal, memória e lógico-espacial) para avaliação da inteligência de crianças ... -
Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
(PUC-Campinas, 2011-02-04)O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem ... -
Construção e investigação de evidências de validade de uma escala de autoeficácia para atletas brasileiros
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-07)A autoeficácia é considerada um mediador de comportamentos e influenciador dos esquemas cognitivos. Está também diretamente relacionada com a motivação das ações humanas e com a persistência e esforço para as realizações ... -
Construção e validação da escala de estilos de comunicação
(PUC-Campinas, 2013-02-21)O estilo de comunicação pode facilitar ou dificultar as relações sociais, portanto é relevante identificar o estilo que cada indivíduo possui, considerando os tipos de temperamentos, e manifesta como interlocutor. Neste ... -
Construção e validação da escala de estressores ocupacionais das linhas de produção
(PUC-Campinas, 2007-02-12)As ciências em geral necessitam cada vez mais de instrumentos que forneçam medidas objetivas e reprodutíveis. Os objetivos da pesquisa foi elaborar e validar uma Escala de Estressores Ocupacionais para funcionários da linha ...