Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 238-257 de 703
-
Efeitos colaterais da quimioterapia durante a evolução nutricional de pacientes oncológicos em acompanhamento ambulatorial
(PUC-Campinas, 2018-12-06)Introdução: A ocorrência de efeitos colaterais é comum em pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia. Desta maneira, é fundamental que os profissionais de saúde realizem um acompanhamento adequado para a melhora ... -
Efeitos da estimulação sensório-motora precoce em recém-nascidos pré-termo, pós hemorragia peri-intraventricular grau I e II
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-10-24)A prematuridade é definida como o nascimento abaixo de 37 semanas de gestação, e nessa condição o bebê pode evoluir com lesões e consequentes sequelas motoras. A hemorragia peri-intraventricular (HPIV) é uma das principais ... -
Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ... -
Eficácia adaptativa, sintomas psicopatológicos e nível de stress em pacientes renais crônicos
(PUC-Campinas, 2013-12-11)A insuficiência renal crônica (IRC) consiste na perda gradativa e progressiva das funções dos rins, o que pode causar restrições severas e impacto psicossocial ao indivíduo, ou até mesmo levá-lo à morte. Sua alta prevalência ... -
Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
(PUC-Campinas, 2012-02-27)A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e ... -
Elaboração de jogos que auxiliam terapia de consciência fonológica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-25)A consciência fonológica (CF) é um conjunto de habilidades, desde a simples concepção global do tamanho da palavra, semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. O período ... -
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção para alunos do ensino médio
(PUC-Campinas, 2019-02-28)O Projeto de Vida (PV) pode ser entendido como um conjunto de metas construído com base no contexto da pessoa, de maneira a dar sentido à sua vida, com possibilidade de incluir ou não outras pessoas. Ter um PV implica no ... -
Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes
(PUC-Campinas, 2003-02-26)Este trabalho dedicou-se a explorar as representações sociais de Emprego, Trabalho e Profissão que estudantes do ensino médio tinham das categorias citadas. Utilizando-se um programa de orientação vocacional em abordagem ... -
Emprego de hidrolases visando a prevenção da desmineralização da hidroxiapatita na presença de streptococcus mutans: aplicação potencial na odontologia
(PUC-Campinas, 2019-12-18)Não elaborado pelo autor. -
Emprego de um biossensor para avaliar a formação de acrilamida em batata e sua redução com asparaginase de bacillus amyloliquefaciens 0g: um estudo de bioprospecção
(PUC-Campinas, 2017-02-14)O processamento térmico em alimentos ricos em açúcares redutores e com altos teores do aminoácido L-asparagina tem sido avaliado com cautela nos últimos anos devido à possível formação de acrilamida (AA), uma toxina que ... -
Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
(PUC-Campinas, 2006-02-03)A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, ... -
Encontros com o cuidado infantil e a maternidade: investigando imaginários coletivos
(PUC-Campinas, 2021-02-18)Esta tese objetiva investigar imaginários coletivos sobre o cuidado infantil e a maternidade. Justifica-se como produção de conhecimento compreensivo que pode contribuir para aprimorar a clínica psicológica, ... -
Encontros e desencontros no processo de encaminhamento psicológico infantil
(PUC-Campinas, 2018-02-27)A crescente demanda pelo atendimento psicológico infantil resulta no aumento do encaminhamento de crianças para os serviços de saúde mental. Entretanto, estima-se uma taxa de 50% a 60% de abandono da psicoterapia infantil. ... -
Encontros narrativos com mães, pais e bebês na transição para a parentalidade
(PUC-Campinas, 2019-02-20)A experiência de transição para a parentalidade é constelada por novos sentidos na sociedade contemporânea, na medida em que se discute a transformação dos papéis parentais, bem como as novas temáticas relacionadas ao ... -
Enfrentamento religioso-espiritual de mães de bebês em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O enfrentamento (coping) é definido como a forma com que as pessoas regulam seu comportamento, emoção e orientação sob estresse. Este processo ocorre quando há ameaça ou desafio a três necessidades psicológicas básicas: ... -
Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no Ensino Médio
(PUC-Campinas, 2016-02-24)A adolescência é um período de mudanças físicas, psicológicas e socioculturais, com muitos estressores, inclusive no contexto escolar, a exemplo da realização de provas acadêmicas e o vestibular. Para lidar com essas ... -
Ensinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológico
(PUC-Campinas, 2003-09-05)Com graduandos do Curso de Formação de Psicólogos que cursam a disciplina psicopatologia o objetivo desse estudo foi identificar e discutir as suas representações psíquicas e sócio-culturais do objeto psicopatológico e a ... -
Entendendo o processamento auditivo central: material para professores
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)O processamento auditivo central refere-se às habilidades auditivas, fundamentais para a compreensão da linguagem e, posteriormente, para a aprendizagem da leitura e escrita. Logo, é de extrema importância que o professor ... -
Entre indivíduo-sociedade e natureza-cultura: a constituição do ser - uma modelagem para a psicologia
(PUC-Campinas, 2011-12-20)A partir de uma perspectiva metodológica que traz os diagramas como ferramentas centrais e tomando como referência alguns autores que se utilizam dessa metodologia como recurso explicativo, pretende-se demonstrar a adequação ... -
Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
(PUC-Campinas, 2019-06-19)O envolvimento paterno na criação e educação dos filhos tem impacto no desenvolvimento de rotinas e comportamentos saudáveis da criança, sendo um fator de proteção do desenvolvimento infantil contra problemas de comportamento, ...