Navegação Produção acadêmica e científica por título
Itens para a visualização no momento 810-829 de 2353
-
Economia Circular: desafios, oportunidades e a experiência brasileira
(2023-12-04)A exploração dos recursos naturais começou a ser realizada de forma mais intensa no século XVIII, durante a Revolução Industrial Inglesa em prol do desenvolvimento econômico e do modo de produção capitalista. A partir ... -
Economia de Francisco e Clara: humanizar a economia à luz da teologia
(2024-06-14)Nos últimos anos, o modelo neoliberal de economia influenciou o campo social e político. Logo, estabeleceu-se na academia, bem como no senso comum, que investimentos de nações economicamente avançadas poderiam efetivamente ... -
Economia ecológica: contribuições para o alcance da sustentabilidade ambiental frente aos desafios dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ods) da agenda 2030
(2023-12-04)A adoção de ações sustentáveis tem se mostrado uma exigência nos tempos atuais, condição essencial para a construção de um mundo mais justo e mais favorável para a preservação do meio ambiente. A economia neoclássica ... -
A economia no pensamento de Emmanuel Mounier
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1994-12-13) -
Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola ... -
O ecumenismo Pós-Vaticano II: o macroecumenismo latino-americano e as implicações no magistério de Francisco
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-21)A convivência com o diferente é algo muito presente nos tempos atuais. Contudo, a dificuldade de estar em unidade com aqueles que não coadunam com o mesmo modo de vida tem se explicitado cada vez mais com a intolerância. ... -
Edifícios de habitação coletiva em Campinas e as manifestações da arquitetura moderna
(PUC-Campinas, 2009-02-12)Este trabalho estuda a evolução histórica dos edifícios de habitação coletiva em Campinas, principalmente nos momentos em que são produzidos, conforme a linguagem reconhecida como característica da Arquitetura Moderna. ... -
Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
(PUC-Campinas, 2008-02-29)A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O ... -
Educação ambiental e educação matemática: uma busca pela interação
(PUC-Campinas, 2016-02-03)A Educação Ambiental, objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente desde 1981, foi integrada nas últimas décadas em diversas leis brasileiras, a partir de abordagens multi, inter ou transdisciplinares do ensino. Contudo ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2006-06-09)O objetivo do trabalho é investigar se a inserção da Educação Ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar ou disciplinar no Ensino Superior, em específico nos Cursos de Licenciatura, na perspectiva ... -
Educação ambiental: práticas pedagógicas em escolas da rede pea da unesco localizadas na região metropolitana de Campinas/SP.
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A crescente degradação ambiental que está ocorrendo em todo mundo é uma realidade bastante preocupante, afinal a sobrevivência da humanidade depende da conservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado como ... -
Educação Básica e Superior em Pesquisa: diferentes enfoques
(CLEA Editorial, 2024-01-01) -
Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-23)O presente trabalho tem como objetivo a delimitação do conteúdo normativo da educação da mulher para a democracia da Organização dos Estados Americanos, a partir da perspectiva crítica feminista descolonial. Os processos ... -
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos
(PUC-Campinas, 2009-02-13)O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da ... -
Educação e arte na cidade: um retorno para o território
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-30)O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial ... -
Educação e contemporaneidade – práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação
(PUC Campinas, 2021-12-13)Esta pesquisa trata de práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), formulando a seguinte questão de investigação: como docentes do ensino médio, se apropriaram e utilizam NTIC para ... -
Educação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A temática dessa dissertação de mestrado é a questão da autonomia discente, pensada na dimensão da emancipação intelectual dos educandos, como característica fundamental para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, ... -
Educação e pobreza: análises a partir das cartilhas, guias e manuais do Programa Bolsa Família (2006-2014)
(PUC-Campinas, 2016-02-24)O Programa Bolsa Família (PTR), criado em 2003, é um programa de transferência de renda federal, em que seus beneficiários devem garantir a frequência mínima escolar de 85% para as crianças entre 6 a 15 anos e 75% para ... -
Educação e política pública: estudo da efetivação do projeto memória e identidade: promoção da igualdade na diversidade (mipid) em uma escola de educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-12-11)O presente estudo partiu das inquietações do autor referente às dificuldades enfrentadas para a implementação e cumprimento da Lei 10.639/2003 no âmbito escolar, que redundaram, sobretudo com as seguintes questões: Que ... -
Educação em museus: análise comparativa de didáticas museais em São Paulo e Londres
(PUC-Campinas, 2020-09-24)As funções do museu foram definidas pelo Conselho Internacional de Museus, dentre as quais se encontram a aquisição, a conservação, a investigação, a comunicação e a exposição do patrimônio da humanidade para os propósitos ...