Navegação Produção acadêmica e científica por título
Itens para a visualização no momento 1277-1296 de 2289
-
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ... -
Ler para aprender... matemática: uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas de matemática de um 6º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho relata o desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção pedagógica cujo objetivo principal foi investigar em que medida o ensino sistemático de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas ... -
Letramentos digitais críticos no combate às fake news: ensino e aprendizagem de língua portuguesa para práticas sociais na internet
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-16)Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e ... -
Lian, Alter Ego e Arte
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-02)A presente investigação poética traz reflexões sobre o processo de criação em audiovisual e ilustração, tendo como ponto de partida a criação de um alter ego, usado como forma de expressão artística no cenário contemporâneo, ... -
Liberdade de expressão e a desinformação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-06-15)O presente trabalho visa à análise da liberdade de expressão e da desinformação, fenômeno este em crescente debate na sociedade, especialmente diante das últimas eleições. Para tanto, foram reunidas posições sobre a liberdade ... -
Liberdade de expressão na era digital: desafios, perspectivas e aplicações
(PUC-Campinas, 2021-02-22)O trabalho investiga e analisa criticamente as transformações nas configurações normativas da liberdade de expressão e os principais desafios ao seu exercício impostos pela era digital. A questão é abordada por meio de uma ... -
Liberdade religiosa no Brasil do século XIX: uma análise a partir do jornal ultramontano o Apóstolo (1866-1891)
(PUC-Campinas, 2018-12-18)O século XIX foi o período que consagrou a entrada do Brasil na chamada modernidade política, fenômeno representado pela configuração de um novo ordenamento político das sociedades ocidentais, composto pelo moderno Estado ... -
A limitação etária no reconhecimento de filiação socioafetiva no âmbito extrajudicial
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a pertinência da limitação etária no reconhecimento de filiação socioafetiva no âmbito extrajudicial e demonstrar a relevância do Registro Civil de Pessoas Naturais como ... -
Os limites culturais e linguísticos no texto religioso: uma reflexão sobre a versão da Bíblia Sagrada Almeida Revista Atualizada (ARA) e a adaptação A Mensagem
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-26)Este trabalho se propõe a discutir alguns tópicos linguísticos e culturais de duas traduções da Bíblia Sagrada a partir de uma pesquisa qualitativa, investigativa e comparativa, a fim de estabelecer uma reflexão sobre ... -
Limites e possibilidades na contribuição para a mudança social: uma avaliação da formação em psicologia social comunitária no Brasil
(PUC-Campinas, 2014-12-17)O objetivo desta pesquisa é o de realizar uma avaliação da psicologia social comunitária (PSC) no Brasil a partir de um olhar sobre seu aspecto da formação. Parte-se da compreensão de que a PSC se apresenta como alternativa ... -
Linguagem escrita e música: possibilidades para o processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2018-02-22)O presente estudo é uma pesquisa participante do tipo intervenção, que conta com alunos de ciclo de alfabetização concluído, sem, no entanto, estarem alfabetizados. A música foi assumida como eixo norteador do trabalho. ... -
Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil
(PUC-Campinas, 2017-12-18)Esta pesquisa trata do desenvolvimento da linguagem oral de crianças de zero a três anos de idade na Educação Infantil, cujo objetivo central situa-se em conhecer concepções e práticas de professoras relativas ao desenvolvimento ... -
Linha de cuidado à saúde mental e atuação fonoaudiológica: revisão documental e de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)A linha de cuidado em saúde mental é fundamentada no modelo assistencial comunitário, em que as ações nos serviços devem ser construídas em conjunto entre os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar e o ... -
Linha de cuidado em aleitamento materno: revisão documental e de literatura fonoaudiológica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)O Aleitamento Materno (AM) é evidenciado como uma das ações isoladas de maior impacto na diminuição da morbimortalidade infantil. Por isso, é preconizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização ... -
As linhas contam histórias
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz como foco de investigação a linguagem do desenho, mais especificamente o uso da técnica das hachuras no processo de criação de ilustrações autorais. Neste sentido, antes de ... -
Lisboa: uma escrit(ur)a sobre a minha pele-papel
(PUC-Campinas, 2019-03-28)Esta pesquisa é a instigante e angustiante escrita do romance da minha vida, no qual a língua(gem), que me excita e me mata, também me permite cartografar minhas relações com ela, com a cultura, com a paisagem, com o ... -
Literatura, memória e imaginação: as crianças e a leitura de histórias na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-02-24)Trata-se de uma pesquisa sobre o trabalho com a literatura infantil cujo objetivo geral é investigar o que as crianças de 5 a 6 anos têm a dizer a partir das leituras de histórias realizadas pela bibliotecária e pela ... -
Livro de história: sufoco! a história de Marina
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-27)O Processamento Auditivo Central pode ser definido pelo conjunto de habilidades auditivas necessárias à interpretação dos sons. À vista disso, o Transtorno do Processamento Auditivo Central é dado pela dificuldade do ... -
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2017-02-16)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ... -
Líquens como bioindicadores de qualidade ambiental em áreas de borda de florestas urbanas
(PUC-Campinas, 2020-11-24)A acelerada expansão urbana e a consequente ocupação desordenada dos territórios resultaram em um processo de fragmentação de habitats florestais. Estes fragmentos podem sofrer alterações significativas na sua qualidade ...