Browsing Produção acadêmica e científica by Issue Date
Now showing items 41-60 of 2289
-
Ensinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológico
(PUC-Campinas, 2003-09-05)Com graduandos do Curso de Formação de Psicólogos que cursam a disciplina psicopatologia o objetivo desse estudo foi identificar e discutir as suas representações psíquicas e sócio-culturais do objeto psicopatológico e a ... -
A formação do professor : formas de exclusão na educação inclusiva
(PUC-Campinas, 2003-10-29)A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa "Universidade e Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio". Objetiva analisar, por meio do estudo de duas unidades escolares de 1a a 4a séries da rede ... -
Águas de São Pedro por Jorge de Macedo Vieira: ressonâncias e traduções do modelo "Garden City" na estância hidromineral paulista
(PUC-Campinas, 2003-11-30)A aplicação dos modelos urbanos consagrados internacionalmente, e as ressonância em projetos desenvolvidos no Brasil, durante a primeira metade do século XX , servem de linha temática para o presente estudo. O objeto de ... -
Motivação no handebol em desportistas iniciantes
(PUC-Campinas, 2003-12-12)A motivação é um tema importante nas várias atividades humanas Este trabalho teve como objetivo investigar a motivação em atletas de handebol, mais especificamente, detectar variáveis que influenciaram os atletas na escolha ... -
Modelo de gestão da informação aplicado ao ambiente empresarial : um estudo do setor sucroalcooleiro
(PUC-Campinas, 2003-12-16)A proposta de um modelo de gestão da informação caracteriza-se como um meio capaz de sustentar e direcionar o sistema de gestão empresarial. Para o estudo deste assunto, escolheu-se um setor da economia brasileira que ... -
O Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
(PUC-Campinas, 2003-12-16)Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem ... -
Sistemas de bibliotecas das universidades públicas do Estado de São Paulo: investigação de relações em rede
(PUC-Campinas, 2004-02-12)Pesquisa que aborda a questão do gerenciamento das organizações na sociedade contemporânea, com foco nos Sistemas de Bibliotecas das Universidades Públicas do estado de São Paulo, utilizando como fio condutor a formação ... -
Informação para tomada de decisão estratégica: um estudo da disponibilidade, escopo e organização da informação para negócios em Campinas e região
(PUC-Campinas, 2004-02-13)A estratégia é um processo que consiste em definir onde a organização se encontra do ponto de vista interno, externo e de posicionamento. Ela consiste também em definir quais são os objetivos, quais as alternativas para ... -
A exclusão social no mercado da informação no Brasil na década de 1990
(PUC-Campinas, 2004-02-17)Esta dissertação retrata a ligação da Ciência da Informação com a Economia no ambiente da exclusão social, traçando um panorama histórico do encontro destas duas ciências. Contextualiza o ambiente econômico da exclusão ... -
Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva Pós-Moderna
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o ... -
Estilos de criar em líderes organizacionais
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ... -
Stress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho de call center
(PUC-Campinas, 2004-02-26)O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre stress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho dos atendentes de um Call Center na cidade de Uberlândia/M.G. Participaram desse estudo 162 funcionários ... -
Ação e informação em centros culturais : um estudo sobre o Instituto Tomie Ohtake
(PUC-Campinas, 2004-02-27)O objetivo desta pesquisa foi discutir os aspectos que envolvem a disseminação da informação realizada por centros culturais. Para tanto, se buscou compreender como ocorre a disseminação da informação por meio dos centros ... -
Biblioteca universitária: uma análise sobre os padrões de qualidade atribuídos pelo Ministério da Educação ao contexto brasileiro
(PUC-Campinas, 2004-03-11)A presente dissertação aborda a importância da biblioteca universitária, sua finalidade junto às instituições de Ensino Superior e a necessidade de se estabelecer um sistema de avaliação adequado, visando seu melhor ... -
Falando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de pais
(PUC-Campinas, 2004-04-29)Este trabalho visou compreender o que pais ou responsáveis apontaram sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre suas histórias de vida, por meio das entrevistas registradas no banco de dados do projeto 'Do Risco à ... -
Risco e proteção: busca por uma compreensão não-linear desses constructos
(PUC-Campinas, 2004-06-17)Em face da diversidade e adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança e da necessidade de investigá-los, esse estudo analisou o banco de dados de um projeto preventivo e interventivo em andamento, realizado em ... -
Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A ... -
Aspectos simbólicos da produção científica: uma análise de periódicos da área da nutrição
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Análise da dimensão simbólica da revista científica, ou seja, o que ela representa para a comunidade científica. Destaca-se a importância dos mecanismos que atribuem valor ao periódico científico, enfatizando-se a relevância ... -
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
(PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ... -
A relação cíclica entre informação, pessoas, conhecimento e inovação : uma análise crítica
(PUC-Campinas, 2004-10-27)O presente trabalho teve por objetivo demonstrar teoricamente que as inovações decorrem de uma Relação Cíclica e, com isso, estabelecer uma reflexão crítica comparando os pressupostos e práticas para a geração de inovações ...