Submissões recentes

  • Relação entre economia comportamental e tomada de decisão no pôquer 

    Alves, Gabriel Posinatto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
    Caracterizado por ser um jogo com informações incompletas, em que há a constante necessidade de tomada de decisões de risco, a modalidade de pôquer denominada No-Limit Texas Hold’em tem como uma de suas características ...
  • Impertinência da avaliação em larga escala em curso de ciências contábeis a partir do ENADE 

    Souza Filho, José Vicente de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-09-20)
    O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, busca analisar as avaliações em larga escala do Ensino Superior, mais ...
  • Relações sáficas na ficção seriada contemporânea: análise narrativa e estilística de Euphoria 

    Lima, Julia Araujo de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)
    Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a representação das relações sáficas na ficção seriada contemporânea, a partir da série Euphoria, produzida e veiculada pela plataforma de streaming HBO Max. Os objetivos ...
  • A lua é flicts, e você é o quê?: uma proposta didática com a obra de Ziraldo 

    Vieira, Alan da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-14)
    O ensino de literatura na Educação Básica, a despeito das discussões recorrentes no meio acadêmico acerca do tema, continua a reproduzir os métodos tradicionais que nutrem grande apreço aos aspectos classificatórios e ...
  • Unio: design e o vício em jogos em crianças e adolescentes 

    Rocha, Davi Albuquerque da; Castro Netto, Gabriel K. De; Cury, Mateus Diniz (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-16)
    Nos últimos anos, o problema da adicção em jogos em crianças e adolescentes tem se tornado algo mais comum, obtendo até a classificação de distúrbio mental pela OMS em 2018. Sendo causado por uma combinação entre fatores ...
  • In Acess: viabilização das diretrizes de acessibilidade web cognitiva para designers 

    Pereira, Camyla Maria Ramos; Ruiz, Lorraiyne Izabelle Lima; Francisco, Romulo Lopes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
    O presente projeto aborda, por meio do Design Digital, a acessibilidade web cognitiva. O ambiente web sofre com a escassez de sites e plataformas inclusivas, prejudicando seu acesso democrático. Assim, discute-se a importância ...
  • Jano: hábitos alimentares do estudante universitário 

    Lima, Felipe Bonadio de; Carneiro, João Henrique (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
    Este projeto trata da ação do design no auxílio para a mudança de hábitos alimentares do estudante universitário, fator que prejudica a saúde e o desempenho geral dele. A partir da compreensão das necessidades e dos problemas ...
  • Show.me - redes sociais e dependência emocional: a visualização de dados como ferramenta identificadora de padrões comportamentais 

    Leitão, Carolina Barile Marques; Malheiro, Heitor Costa (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)
    O projeto a seguir apresenta a construção da plataforma digital show.me, aplicativo de visualização de dados idealizado com o propósito de trazer maior conhecimento aos usuários de redes sociais quanto aos seus hábitos ...
  • Projeto Leia-se: acessibilidade dos livros ilustrados para pessoas com deficiência visual 

    Laurindo, Danilo Alessandro; Melo, Gabriel Dias de; Moreira, Gabriel Nani de Alvarenga (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)
    Devido à pouca demanda e ao alto custo de fabricação, o acesso à leitura tátil de livros no sistema Braille é muito precário no Brasil. Visto que a leitura, principalmente para pessoas com deficiência visual, é algo vital ...
  • Propulsão o design ao estilo “faça você mesmo” como modalidade de (des)construção coletiva de conhecimento científico 

    Gurgel, Lívia Barbosa; Silva, Rafael Barbosa da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o Design Digital como área de conhecimento teórica-prática propulsora da divulgação científica no país, levando-se em conta três estudos de caso que demonstram a ...
  • Triboos - o design e a música proporcionando a interação social em ambientes de alimentação de longa permanência 

    Dalalana, Gianlucca Alves; Souza, Rafaela Godoy (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)
    O presente projeto busca discutir como o design e a música podem proporcionar a interação social em ambientes de alimentação de longa permanência, ou seja, discute alternativas para criar novas relações sociais em ...
  • Paletro – a importância da representatividade étnica e cultural no Character Design em videogames 

    Costa, Marco Túlio Cardoso Trindade da; Lima, Nycolas Pedro Martins (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-22)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a relevância da representatividade de diversas etnias e culturas em personagens de videogames, já que por muito tempo o protagonismo dos personagens era exclusivo aos homens ...
  • PROJETO IN.TOLERA - alternativas a respeito das alergias e intolerâncias alimentares sob a ótica do design da informação 

    Cohen, Beatriz; Nardo, Giovana; Sato, Marina (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
    Este projeto propõe um conjunto de ações utilizando o Design Digital como solução, para atingir o objetivo de melhorar a vida e a experiência dos indivíduos com restrições, alergias e intolerâncias alimentares, atendendo ...
  • Prô – Plataforma Educacional Digital 

    Camargo, Julia Suniga; Ferreira, Maria Luísa Gerassi (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)
    O projeto Prô nasceu como uma inspiração decorrente da discrepância que acomete o Brasil no quesito educação. Apesar da sociedade do século XXI ser considerada “informacional” e “tecnológica”, ainda existem milhares de ...
  • Solis: o design digital em defesa da representatividade nos brinquedos 

    Broglio, Ana Júlia; Echeverre, Mariana Magalhães Camacho; Bailoni, Vitória Xavier (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa promover o reconhecimento da criança em relação à diversidade humana e a si própria, além de romper com a ideia de ...
  • Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro 

    Batista, Bruno Luiz Sancadolara; Almeida, Gabrielle Davi de; Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
    A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e ...
  • In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design 

    Amaral, João Pedro Saito do; Menezes, João Vitor Ruy Gomes de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-30)
    Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo ...
  • "A menina abrigada não tem ninguém”: encontros narrativos sobre a violência intrafamiliar 

    Bonfatti, Sofia Creato (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-28)
    A violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública que frequentemente resulta no afastamento do lar de origem tendo como destino dramático o acolhimento institucional. Sua natureza ...
  • Escala brasileira de autoconceito infantil: construção e investigação das qualidades psicométricas 

    Barboza, Chaielen Marchiolli (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-27)
    O autoconceito contribui para a formação da identidade influenciando a forma como o indivíduo pensa, se comporta, sente e se relaciona com os demais. O objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade ...
  • Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira 

    Gonçalves, Fábio Luiz Papaiz (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-02-27)
    A sustentabilidade é apresentada como uma questão que envolve a manutenção da integridade do planeta, abarcando, principalmente, as dimensões econômica, social e ambiental. A inovação social provoca mudanças nos indivíduos, ...

Ver mais