Dê forma: design digital como instrumento no rompimento com padrões corporais impostos pela indústria da moda
Author
Vialta, Gyovanna Gugliotti
Ferreira, Lais de Souza Dias
Wanderley, Victor
Advisor
Ardinghi, Maria BeatrizDate
01/12/2020Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Diante à atual cultura fundamentada na supremacia da aparência, que viabiliza a institucionalização de uma rede de indústrias voltadas à manutenção da estética, o presente trabalho busca compreender especificamente o papel desempenhado pela moda na imposição de padrões corporais femininos, a fim de utilizar o design digital como ferramenta no auxílio ao rompimento com arquétipos que exaltam a magreza e a juventude como parâmetros básicos de beleza. Através da articulação de pesquisas teórico referenciais e pesquisas de campo que, além de contextualizarem a presença do sistema de moda, da mídia e do design na sociedade contemporânea, também comprovam os reflexos nocivos que a propagação de ideais de beleza possuem na vida, saúde e bem estar do público feminino, serão propostas soluções efetivas em design que possam informar, debater e repensar o modo com que os corpos femininos são enxergados e representados, conscientizando o público e legitimando a diversidade não somente no âmbito da moda, como, também, na sociedade como um todo. Due to the current culture based on the supremacy of appearances, which enables the institutionalization of a network of industries focused on the maintenance of aesthetics, this work seeks to specifically understand the role played by fashion in the enforcement of body standards to women, in order to use digital design as a tool to aid the breakwith archetypes that exalt thinness and youth as basic parameters of beauty. Through the analyses of several researches about the presence of the fashion industry, media and design in the contemporary society, in addition to the study about the harmful consequences of the dissemination of beauty ideals in the life, health and well-being of the female public, here are proposed some effective solutions in design to inform, debate and rethink the way female bodies are seen and represented, raising public awareness and legitimizing diversity not only in the context of fashion, but also in society as a whole.
Keywords
Indústria da modaPadrões corporais femininos
Inclusão
Diversidade
Design digital
Fashion industry
Female body standards
Inclusion
Diversity
Digital Design