Show simple item record

dc.contributor.advisorVasconcelos, André Luiz Olzon
dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorSerrate, Jéssica Santos
dc.contributor.authorGiese, Vinicius Parrado
dc.contributor.authorCelestino, Yasmin de Paula Tanimoto
dc.date.accessioned2021-02-25T18:05:48Z
dc.date.available2021-02-25T18:05:48Z
dc.date.issued2020-12-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14599
dc.description.abstractO presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas tecnologias e pela revolução digital — que possibilita novas expressões artístico-culturais e a promoção de identidades regionais diversas. As produções independentes enfrentam vários desafios devido ao modelo de distribuição/exibição e a centralização da indústria cinematográfica brasileira, que dificultam a aproximação do público às experiências proporcionadas por estas obras. Assim, discute-se a importância do campo cinematográfico e do campo do design como expressões que interferem no modo como a sociedade percebe a realidade, entendendo o papel do design também como ferramenta para a promoção e valorização da diversidade cultural, encontrando no “Novíssimo” um potencial de atuação. Através da metodologia e dos processos do Design Thinking, foram realizadas diversas pesquisas e estudos que possibilitaram o desenvolvimento da marca Revoada, com o objetivo de promover visibilidade às produções do “Novíssimo” cinema brasileiro, ampliar a troca de informações entre diversos coletivos e realizadores e disponibilizar dados e informações sobre as obras ao público. As pesquisas e testes realizados apresentam resultados positivos e cenário promissor para a implementação do projeto, visto que este se mostra de interesse e relevante aos públicos envolvidos.pt_BR
dc.description.abstractThe present project addresses, under the perspective of digital design, the “Brand New Brazilian Cinema” — an independent and mainly collective “film production model” that emerged in the 2010s, boosted by new technologies and the digital revolution — which enables new artistic cultural expressions and the promotion of diverse regional identities. Independent film productions face several challenges due to the distribution/exhibition model and the centralization of the Brazilian film industry, which hinders the audience’s access to the experiences provided by these movies. Thus, a discussion on the importance of the cinematographic field and the design field as expressions that interfere in the way society perceives reality is presented, considering the role of design as a tool for the promotion and enhancement of cultural diversity, finding it in the “Brand New Cinema” a potential for action. Through the Design Thinking methodology and processes, research and studies were done to make the development of the Revoada brand possible, aiming to promote visibility to the productions of the “Brand New Brazilian Cinema”, broadening the information exchange between different collectives and filmmakers/creators, and making data and information about these works available to the public. The research and tests showed positive results and a promising scenario for the implementation of the project, since it is of interest and relevant to the public involved.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesign digitalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject“Novíssimo” Cinema Brasileiropt_BR
dc.subjectColetivopt_BR
dc.subjectDigital designpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectBrand New Brazilian Cinemapt_BR
dc.subjectCollectivept_BR
dc.titleRevoada: o design como ferramenta de visibilidade para o “novíssimo” cinema brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramDesign Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record