Storytelling e design: uma abordagem para a produção artística no âmbito digital
Autor
Takahashi, Arthur Okamura
Zibordi, Luís Felipe Macedo
Camargo, Vitor Antunes
Orientador
Vasconcelos, André Luiz OlzonData de publicação
07/12/2020Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esse projeto apresenta essencialmente um estudo que analisa os padrões da indústria artística digital, e indaga sobre como o posicionamento do mercado nacional brasileiro afeta a decisão profissional de novos artistas. Assim como um estudo da relação do storytelling com o design e como este age na indústria atualmente. Buscou-se então explorar possíveis papéis em que o design possa se aplicar para facilitar a entrada de jovens artistas brasileiros nessa indústria. À partir de metodologias como Design Thinking e de Garret, foi desenvolvido o projeto Arti.co, que utili - zando conceitos de storytelling como a principal forma de cons - trução, tem como objetivo principal proporcionar uma melhor interação social entre artistas para seu desenvolvimento pessoal a fim de ajudá-los nessa inserção ao mercado artístico. Por fim, após testes com usuários foi possível verificar um cenário pro - missor a implementação da plataforma, sendo que foi vista como inovadora e necessária pelo público alvo envolvidos nos testes. This project essentially presents a study that analyzes the models of the digital artistic industry, and questions how the po - sitioning of the Brazilian national market affects the professio - nal decision of new artists. As well as a study of the relationship between storytelling and design and how it affects this industry today. We then sought to explore possible roles in which design can be applied to facilitate the entry of young Brazilian artists in this industry. Using methodologies such as Design Thinking and Garret, the Arti.co project was developed, which using storytelling concepts as the main feature to construction, has the main ob - jective of providing a better social interaction between artists for their personal development in order to help them in their inser - tion in the artistic market. Finally, after the user test, it was pos - sible to verify a promising scenario for the implementation of the platform, which was seen as innovative and necessary by the tar - get audience involved in the tests.
Palavras-chave
DesignStorytelling
Arte
Comunidade
Jornada
Art
Community
Journey