Projeto soberoom - design como ferramenta de esclarecimento das consequências do uso de entorpecentes no contexto da música eletrônica underground
Author
Gomes, Rafael Basseto
Kenan, Juan Cruz Martinez
Advisor
Real, Victor Kraide CorteDate
30/11/2020Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Esse é um projeto com o objetivo de diminuir o consumo abusivo de substâncias ilícitas na cena da música eletrônica underground, pois atualmente, existe um preconceito em relação às pessoas inseridas nesse ambiente, quanto ao uso de drogas. No imaginário popular, quem frequenta festas, ou eventos deste tipo, está constantemente sob o efeito de substâncias nocivas à saúde. As ações deste projeto tem a intenção, através do design, valorizar a música como uma forma de arte, e não como um possível catalisador para uso massivo de substâncias. Um projeto de design tem, principalmente, um objeto social, o qual é responsável por interpretar e resolver problemas da sociedade, e para isso, através de ações projetuais, que ele transiciona das ideias para a prática, neste caso foi desenvolvido um Website, uma transmissão (produto de audiovisual), conteúdos para redes sociais e merchandising do projeto. This is a project aiming to reduce the abuse of illegal substances in the underground electronic music scene, because currently there is a bias in relation to people engaged in this environment, as the use of drugs. In the popular imagination, those attending parties or events of this kind, is constantly under the influence of substances harmful to health. The actions of this project is intended by design, value music as an art form and not as a potential catalyst for massive use of substances. A design project has mainly a social object, which is responsible for interpreting and solving society’s problems, and that, through design actions, he transitions from ideas to practice, in this case we developed a website, a transmission (audiovisual product), social networking and merchandising of the project.
Keywords
DesignSociety
Eletronic music
Ilicit substances
Interface
Sociedade
Música eletrônica
Substâncias ilícitas
Interface