Contribuição da tríade ciência da informação, sistemas de informação e tecnologia da informação e comunicação nas estratégias competitivas organizacionais: o setor moveleiro de Votuporanga
View/ Open
Author
Silva, Marildo Domingos da
Advisor
Engelbrecht, Angela de MendonçaDate
09/10/2006Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
A importância da tríade Ciência da Informação, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação e Comunicação na definição de estratégias competitivas empresariais é fato no moderno ambiente econômico global. Esse conjunto, aliado às cinco forças competitivas de Michael Porter, pode criar diferenciais determinantes para os estágios de implantação, desenvolvimento ou mesmo de extinção de produtos e empresas. As organizações vivem hoje a Era da Informação, fator que torna ainda mais reluzente o enfoque dado à informação. No entanto, possuir informação é algo de valor, mas ao selecioná-la, classificá-la, armazená-Ia e ao criar mecanismos ágeis para recuperá-Ia, agrega-se um valor substancial, capaz de distinguir uma empresa da outra. O questionamento que se faz é sobre as ferramentas e os sistemas utilizados, capazes de lapidar a informação, sem perder a sua essência e principalmente de difundi-Ia na forma, no momento e para a pessoa correta. Assim, o presente trabalho traz uma análise de todo o processo, que vai da captação à divulgação da informação, interligando-os às políticas competitivas empresariais e busca também, apresentar uma interface de sua utilização - ou subutilização - pelo segmento empresarial das indústrias moveleiras da região de Votuporanga. The importance of the triad: Information Science Information Systems and Information and Communication Technology in defining competitive strategies of the companies is a fact on the economical environment in the current days. This triad, along with Michael Porter's five competitive forces can create a significant difference during the stages of establishment and development or even cause the extinction of products and companies. We live in an Information Age which means that a focus on the information has become more and more important. Having the information is valuable to the companies. However knowing how to select, classify and store information besides creating agile mechanisms in order to recover it is something that can distinguish one company from another. The issue is about the tools and systems used capable of refining the information without losing its essence and mainly to spread it correctly in the right moment and to the right person. This research analysis the whole process from receiving to spreading the information connecting it with the companies competitive politics and also seeks to present an interface of its use sub utilization by management of furniture factories in Votuporanga a city in the state of São Paulo, Brasil
Keywords
Sistemas de informaçãoCiência da informação
Estratégias
Tecnologia da informação
Competitividade
Information science
Information systems
Information and communication technology
Strategies
Competitiveness