dc.contributor.advisor | Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de | |
dc.contributor.author | Garcia, Alexandra Manoel | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:11:16Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:11:16Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15286 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte formulação: as representações sociais de professores de educação básica diante às novas configurações familiares e, se essas novas configurações familiares interferem na sua prática pedagógica? Nosso objetivo geral foi compreender as elaborações de professores de Educação Básica sobre as novas configurações de famílias e sua repercussão no desenvolvimento de sua prática pedagógica. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo instrumento de produção de material empírico foi a realização de grupos focais com professores de duas escolas, sendo uma particular e uma da rede pública municipal, ambas da cidade de Indaiatuba/SP. O material empírico foi analisado com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici e nos estudos de Vygotsky, no que se refere ao desenvolvimento humano, assim como outros autores que compartilham desse referencial. As análises desenvolvidas são de cunho descritivo-interpretativo das conversas/reflexões advindas de provocações durante o grupo focal mediado pela pesquisadora. O material empírico produzido revelou que alguns professores desconhecem as novas configurações e não sabem se devem ou não adentrar nesta seara durante suas práticas, não sentindo-se preparados para abordar o tema, enquanto outros enfrentam os padrões impostos e seguem trabalhando o tema família tentando inserir essa diversidade nas práticas elaboradas.Deixamos com este trabalho, indicativos a outros pesquisadores que se interessem pelo tema, para que, assim, possam ampliar o debate no sentido de que o assunto seja melhor compreendido e, consequentemente, tratado de modo a dirimir preconceitos. | |
dc.description.abstract | This research deals with social representations of basic education teachers focusing on the diversity of family configurations in our society. The following formulation is established as the guiding problem for this investigation: the social representations of basic education teachers in the face of new family configurations and whether these new family configurations interfere with their pedagogical practice? Our general objective is to understand the elaborations of Basic Education teachers about the new configurations of families and their repercussions in the development of their pedagogical practice. This is a qualitative research, whose instrument for producing empirical material was the realization of focus groups with teachers from two schools, one private and one from the municipal public network, both in the city of Indaiatuba / SP. The empirical material was analyzed based on the theoretical-methodological assumptions of the Theory of Social Representations (TRS) by Serge Moscovici and on Vygotsky's studies, regarding human development, as well as other authors who share this framework. This research is of a descriptive-interpretative nature, analyzing the conversations / reflections arising from provocations during the focus group mediated by the researcher. The empirical material produced revealed that some teachers are unaware of the new configurations and do not know whether or not they should enter nestra mara during their practices, some do not feel prepared to address the theme, while others face the imposed standards and continue working on the family theme trying to insert this diversity in the elaborated practices. We leave with this work indicative to other researchers who are interested in the theme so that they broaden and deepen the debate in the sense that the theme is better understood and, consequently, treated in order to settle prejudices. | |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Formação de Professores | |
dc.subject | Educação Básica | |
dc.subject | Modelos de Famílias | |
dc.subject | Configurações familiares | |
dc.subject | Teoria das Representações Sociais | |
dc.subject | Teacher Education | |
dc.subject | Basic education | |
dc.subject | Family Models | |
dc.subject | Family configuations | |
dc.subject | Theory of Social Representations | |
dc.title | Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica | |
dc.title.alternative | Social representations of teachers in the face of new family configurations: the importance of discussing diversity in basic education | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
puc.advisorLattes | 4704506667255915 | |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.referee | Torrano, Luiz Antonio Alves | |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | |
puc.refereeLattes | 2299692202901467 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |