Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTortella, Jussara Cristina Barboza
dc.contributor.authorAndrade, Ariete Alves de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:11:16Z
dc.date.available2022-02-16T18:11:16Z
dc.date.issued2021-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15290
dc.description.abstractO tema desta dissertação de pesquisa educacional centra-se nos estudos sobre autorregulação da aprendizagem e desenvolvimento da escrita. A autorregulação da aprendizagem tem assumido papel de destaque no campo educacional devido ao resultado positivo em relação à aprendizagem dos alunos que fazem usos de estratégias autorregulatórias. A investigação tem como objetivo geral analisar crenças e habilidades de escrita de textos narrativos dos alunos do 5o ano do Ensino Fundamental que possam ser beneficiadas pelo uso de estratégias de autorregulação da aprendizagem em escrita e teve como público participante alunos de duas turmas do 5o ano de duas escolas municipais de Ensino Fundamental de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa que busca nos aportes teóricos da Teoria Social Cognitiva contribuir para o sucesso escolar identificando dificuldades e usos de estratégias de autorregulação de aprendizagem para propor a produção de um material gamificado que visa ensinar estratégias de autorregulação de aprendizagem em escrita, baseado no modelo cíclico de aprendizagem autorregulada PLEA (Planejamento, Execução e Avaliação). Busca-se também colaborar com o processo de letramento dos alunos, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências em escrita sugeridas para a série. Para alcançar os objetivos traçados, estabeleceu-se como metodologia a pesquisa tipo estudo de caso com análise empírica quanti-qualitativa. A fim de identificar crenças e habilidades de escrita dos alunos a produção dos materiais empíricos contempla os seguintes procedimentos metodológicos: produção de texto diagnóstico; Questionário de Identificação de Estratégias de Escrita; entrevistas com os alunos; observações em sala de aula. Para a análise quali-quantitativa dos dados fez-se utilização de tratamento estatístico e análise de conteúdo, segundo Bardin (2005).Os resultados apontaram que os alunos não gerenciam sua aprendizagem e não fazem usos de estratégias que poderiam beneficiar sua escrita e, consequentemente, afetar a qualidade do texto. Mostraram também que os participantes acreditam estarem construindo bons textos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com novas construções no campo da autorregulação no que diz respeito às competências de escrita dos alunos, bem como nas atitudes motivacionais, gestão de tempo e autonomia. Espera-se também que esta pesquisa educacional prospere em discussões significativas na área da educação escolar, especificamente nos problemas relacionados às dificuldades de aprendizagem e no processo de ensino e aprendizagem.
dc.description.abstractThis educational research focuses on studying self-regulation of learning and writing development. Self-regulation of learning has assumed a prominent role in the educational field due to the positive result achieved on learning process by students who make use of self-regulatory strategies. The main objective of this research is to analyze beliefs and writing skills on narrative texts of 5th year of Elementary School's students, that can be benefited using self-regulation strategies of learning in writing. The public involved in the research was students from two classes of the 5th year of two municipal elementary schools in Campinas-SP. It is a research that seeks to contribute to education success, based on the theoretical contributions of the Social Cognitive Theory, by identifying difficulties and uses of self-regulation learning strategies to propose the production of a gamified material that aims to teach self-regulation strategies of learning in writing, based on the cyclic model of self-regulated learning PLEA (Planning, Execution and Evaluation). We also seek to collaborate with the students' literacy process, based on the development of writing skills and competences suggested for the series. To achieve the outlined objectives, a case study research with quantitative and qualitative empirical analysis was established as a methodology. In order to identify students' beliefs and writing skills, the production of empirical materials included the following methodological procedures: production of diagnostic text; Questionnaire for Identifying Writing Strategies; interviews with students; classroom observations. For the qualitative and quantitative data analysis, statistical treatment and content analysis were used, according to Bardin (2005). The results showed that students do not manage their learning and do not use strategies that could benefit their writing and, consequently, affect the quality of their texts. They also showed that the participants believe they are building good texts. It is hoped that this research can contribute to new constructions in the field of self-regulation regarding students' writing skills, as well as in motivational attitudes, time management and autonomy. It is also expected that this educational research will prosper in meaningful discussions in education, specifically in the problems related to learning difficulties and in the teaching and learning process.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectLetramento
dc.subjectProdução de texto
dc.subjectEnsino fundamental
dc.subjectLiteracy
dc.subjectText production
dc.subjectElementary education
dc.titlePromoção de habilidades de escrita e da autorregulação da aprendizagem com utilização de elementos de gamificação
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1426284247358389
puc.advisorLattes7126514256674237
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeSilva, Kátia Regina Xavier da
puc.refereeLattes7025380679558216
puc.refereeLattes2686345319538102
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples