Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
Abrir arquivo
Autor
Ferronatto, Sônia Regina Brizolla
Orientador
Castanho, Maria Eugênia de Lima e MontesData de publicação
01/06/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do curso de Pedagogia, poderá auxiliar o professor da educação Infantil em sua prática pedagógica? Verificou-se por meio de literatura e de entrevistas, que esta ciência é superficialmente abordada no referido curso. A Psicomotricidade tem sido estudada e discutida por vários autores, levando-se em consideração as fases do desenvolvimento da criança e a sua colaboração para o desenvolvimento intelectual das mesmas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atuação em Psicomotricidade para a formação do professor, enfatizando sua importância para a Educação Infantil, verificando a aquisição de habilidades motoras, necessárias para um bom desempenho da aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho demonstra para os professores a importância da Psicomotricidade e que a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil. This work associates the research line to it: University, Docence and Formation of Professors analyze the course of Pedagogy of the Puc-Campinas, treating to the following questioning: The Psicomotricity as one disciplines of the course of Pedagogy, will be able to assist the professor of the Infantile education in pedagogical practical its? It was verified by means of literature and of interviews, that this science is superficially boarded in the related course. The Psicomotricity has been studied and argued for some authors, taking itself in consideration the phases of the development of the child and its contribution for the intellectual development of the same ones. The objective of this work is to present a proposal of performance in Psicomotricity for the formation of the professor, being emphasized its importance for the Infantile Education, verifying the acquisition of motor, necessary abilities for a good performance of the learning. Being thus, this work demonstrates for professors importance of Psicomotricity and that the lack of this can affect the development of the reading and the writing in the children who are initiating the pertaining to school life, or either, the Infantile Education.
Palavras-chave
Formação de professoresPsicomotricidade
Educação infantil
Formation of professors
Psicomotricity
Infantile education