dc.contributor.advisor | Sordi, Mara Regina Lemes de | |
dc.contributor.author | Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:11:39Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:11:39Z | |
dc.date.issued | 2006-06-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15307 | |
dc.description.abstract | Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas salas de aula aliadas a um trabalho alicerçado com fundamentações teóricas, torna-se imprescindível para uma prática pedagógica significativa. Para tanto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE) priorizou, entre suas ações, a formação continuada de seus profissionais, a qual é objeto da nossa pesquisa que investiga o programa de formação continuada da SEE TEIA DO SABER UNIVERSIDADES da Diretoria de Ensino de José Bonifácio (especificamente o curso Ler e Aprender). Nosso objetivo é o de conhecer a opinião dos professores da rede pública estadual da Diretoria de Ensino de José Bonifácio, sobre a contribuição efetiva do programa em relação à seu trabalho docente, como também, identificar se as finalidades propostas pela secretaria foram atingidas. A análise documental do Projeto Básico das Ações descentralizadas do PROGRAMA TEIA DO SABER e entrevistas semi-estruturadas junto aos professores são os recursos que elegemos para responder aos nossos objetivos. Este trabalho encontra-se na área de Ensino Superior e linha de pesquisa Ensino em Avaliação e as análises se apoiaram em duas categorias: a) Formação Continuada: concepções e o TEIA DO SABER; b) Articulações e desarticulações do TEIA DO SABER. Os resultados revelam que o PROGRAMA TEIA DO SABER, em nossa regional, parece reforçar uma perspectiva reprodutivista em que professores são considerados como meros executores de tarefas burocráticas para alimentar a nefasta lógica capitalista, alheios à própria realidade. Sem a preocupação de uma formação continuada que os levem a fazer uma leitura crítica da realidade pedagógica, com possibilidades de superação, o programa TEIA DO SABER parece alicerçar-se a uma política de formação que reforça a cultura da certificação de competências. Cultura, esta, que os professores, em seus discursos, transparecem a apropriação privada da mesma para estarem inseridos no ranking educacional. | |
dc.description.abstract | At the beginning of this century we lived a sparkle of social transformation, politics, educational and paragon transformation. In face to this scenery the needs of lecturers that knows how to brave the countless contradictions lived in classrooms harmonized with very well founded work with theoretically basis becomes indispensable for a meaningful pedagogic practice. Addressing this purpose, the Sao Paulo State Educational Office (SEE) gave priority, among their responsibilities, to the continuously development of their professionals, being such program the matter of our research which investigates the continuously formation program named TEIA DO SABER UNIVERSIDADES from José Bonifácio Teaching Directory (specifically the Reading and Learning course). Our objective is to perceive the judgment of teachers from the Public System from José Bonifácio Teaching Directory about the real contribution of the continuously formation program TEIA DO SABER with related its instructive work, as well as identifying if the proposed ends by the Educational Office were accomplished. The documental analysis of Decentralized Actions Basic Project from TEIA DO SABER Program and semi-structured interviews with the teachers establishes the resources we picked up to answer our research objectives. Our work meet in Superior Teaching area and research line, teaching of evaluation and meeting two category of analysis: a) Continuously Development: conceptions in construction and the TEIA DO SABER and b) Articulations and disarticulations of TEIA DO SABER. In our regiounal, seem to reinforce a reprodutivist perspective that theachers are considerat as mere executors of bureau oractics task feeding the hateful capitalisa logic, inattentive from their reality. Without preoccupation with a continuously develop- ment that leads teachers to get a critical understanding of the pedagogical reality with over coming possibilities, the program TEIA DO SABER appears consolidadte with a continuously politicies that teachers, in yours speeches, appears private appropriation itself to be insert in educational ranking . | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação continuada | |
dc.subject | políticas educacionais | |
dc.subject | prática docente | |
dc.subject | avaliação | |
dc.subject | continuously education | |
dc.subject | educational policies | |
dc.subject | teaching practices | |
dc.subject | evaluation | |
dc.title | A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo | |
dc.title.alternative | The continuously education of teachers in programa teia do saber universidades: an evaluate look | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 2211584054280475 | |
puc.advisorLattes | 6737123125852473 | |
puc.referee | Malavasi, Maria Marcia Sigrist | |
puc.referee | Lopes, Jairo de Araujo | |
puc.refereeLattes | 4560647306211843 | |
puc.refereeLattes | 4560647306211843 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |