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dc.contributor.advisorCamargo, Dulce Maria Pompêo de
dc.contributor.authorFeriotti, Maria de Lourdes
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2007-03-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15315
dc.description.abstractO momento histórico atual tem se caracterizado pela busca de novos paradigmas que atendam à crescente complexidade das demandas humanas e sociais, com vistas à superação da fragmentação do pensamento e das ações sociais. Diante da transição paradigmática, a Educação e a produção do conhecimento também sofrem transformações, exigindo de seus atores não apenas mudanças metodológicas e institucionais, mas ainda mudanças culturais e cognitivas, que possam embasar novas formas de abordar a realidade e construir relações sociais. Revelando simbolicamente uma possível reestruturação do pensamento numa construção cultural e histórica, utilizamos a colcha de retalhos confeccionada no movimento social Tecendo a Paz como objeto de estudo. O termo colcha de retalhos tem sido usado como metáfora do simples ajuntamento de partes desconexas, sem unidade. No entanto, uma colcha de retalhos é um tecido construído a partir de outros tecidos, de modo a constituir uma unidade com sentido próprio. Quando nos referimos à colcha de retalhos ressaltando o aspecto da desconexão entre as partes, não estaríamos revelando a cultura da impossibilidade de construção da unidade a partir da diversidade? Tendo como referência teórica e metodológica o pensamento complexo desenvolvido por Edgar Morin e utilizando-se de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, este trabalho objetiva identificar e refletir sobre as contribuições do Movimento Tecendo a Paz para a formação dos professores do Curso de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas e transformação de sua prática pedagógica, mais especificamente, na construção da prática interdisciplinar e transdisciplinar e, consequentemente, na vivência com a diversidade.
dc.description.abstractThe current historical moment has characterized itself for searching of new paradigms that attend to the increasing complexity of social and human beings demands, with aims to overcoming the thought and social actions fragmentation. Ahead of the paradigmatical transition, education and production of knowledge also suffer transformations, demanding from its actors not only methodological and institutional changes, but still cultural and cognitive changes, which can base new ways of approaching reality and building social relations. Revealing symbolically a possible reorganization of thought in a cultural and historical construction, we will utilize the patchwork quilt manufactured in the social movement "Weaving the Peace" as study object. The term patchwork quilt has been used as metaphor of the simple reunion of disconnected parts, without unity. However, a patchwork quilt is a textile made from other textiles, in order to compose a unity with own meaning. When we refer to the patchwork quilt standing out the aspect of the disconnection between the parts, wouldn´t we be disclosing the culture of the impossibility of construction of the unit from the diversity? Having as a theoretical and methodological reference the complex thought developed by Edgar Morin and using bibliographical and documentary research and field research, this work objectifies to identify and to reflect on the contributions of the "Weaving the Peace" Movement to the teachers´ training of the Course of Occupational Therapy of PUC-Campinas and the transformation of its pedagogical practice, more specifically, in the construction to the interdisciplinary and transdisciplinary practice and, consequently, in the experience with the diversity.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectuniversidade
dc.subjectprática pedagógica emancipatória
dc.subjectinterdisciplinaridade
dc.subjecttransdisciplinaridade
dc.subjectdiversidade
dc.subjectmovimentos sociais
dc.subjectteachers´ training
dc.subjectuniversity
dc.subjectpedagogical practice
dc.subjectinterdisciplinarity
dc.subjecttransdisciplinarity
dc.subjectdiversity
dc.subjectsocial movements
dc.titleUniversidade, formação de professores e movimentos sociais: a colcha de retalhos como metáfora das relações interdisciplinares e transdisciplinares
dc.title.alternativeUniversity, teachers´ training and social movements: the patchwork quilt as metaphor of the interdisciplinary and transdisciplinary relations
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9279866578042009
puc.advisorLattes5573826378717700
puc.refereeCarvalho, Edgard de Assis
puc.refereeFaury, Mirian
puc.refereeLattes5615241034525485
puc.refereeLattes1244787130344097
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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