Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
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Autor
Orientador
Sordi, Mara Regina Lemes deData de publicação
27/06/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
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Mostrar registro completoResumo
Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Estudos em Avaliação . Objetivamos avaliar, por meio da voz dos egressos do programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação da PUC-Campinas de 1993 a 2004, as contribuições que o curso trouxe em sua trajetória de vida pessoal, profissional e sua inserção institucional. Usamos como metodologia, a pesquisa qualitativa, com aplicação de um questionário, enviado, via e-mail aos 135 egressos do período e obtivemos 56 retornos. Ao analisarmos o Projeto do Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação cotejamos outras vozes como dos órgãos de avaliação externa (CAPES) e a dos egressos, construindo uma rede de significados justificando o grau de importância de um processo avaliatório dinâmico e participativo. A partir desse encontro objetivamos ainda subsidiar o próprio programa sobre as mudanças que se fizerem necessárias para manter sua proposta pedagógica sintonizada com os desafios transformadores da sociedade contemporânea. As informações analisadas são discutidas visando sugerir estratégias as quais poderão culminar com uma dinâmica de avaliação interna participativa e aberta à comunidade acadêmica imprimindo o caráter formativo ao processo avaliativo visando o aperfeiçoamento e fortalecimento do Programa e de seus membros. Focamos a trajetória do egresso após a conclusão do curso e os desdobramentos de seu processo de capacitação, o que possibilitou-nos perceber que os valores construídos pelo curso permitiram que a maioria dos egressos do período analisado se sobressaísse nas questões ligadas a educação principalmente no tocante ao ensino superior, comprovando o caráter sério e comprometido dos profissionais que constituíram estes 15 anos de vida do programa.
This paper is according to the research line Studies on Evaluation . The paper aims to evaluate, by hearing egress students from the program of Post-Graduation strictosensu in Education of PUC-Campinas, from 1993 to 2004, the contributions brought by the course to their trajectory of personal and professional lives and to their institutional insertion. As a methodology, the qualitative research was used, through the application of a questionnaire sent via e-mail to 135 students of that period. Only 56 students replied. First of all, the Project of the Program of Post Graduation strictosensu was analyzed; then, other voices were heard such as the ones from External Evaluation Organs (CAPES) and the ones from the egress students. From that, a significance net was built, justifying the importance degree of an evaluatory, dynamic and shared process. Finally, the present research aims to give subsidies to the Program, suggesting changes that may be necessary in order to maintain its pedagogical propositions according to the transforming challenges of contemporary society. The studied information was debated to suggest strategies that may lead to a shared, dynamic internal evaluation, opened to the academic community and that can show a formative character to the evaluation process. Thus, the strengthening and improvement of the Program and its members can be reached. The trajectory of the egress student after leaving the course and the development of his/her qualification process were focused. It was noticed that values built during the course allowed most of the egresses of the given period to excel in subjects concerned to Education, mainly in higher education. The engaged and earnest characteristics of this 15-yearold program, as well as of its members were confirmed.
Palavras-chave
Avaliação institucionalEgressos
Pós-graduação e educação
Institutional evaluation
Egress
Post graduation
Education