Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Jairo de Araujo
dc.contributor.authorTabacow, Luiz Samuel
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2006-05-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15326
dc.description.abstractEste trabalho, inserido na linha de Pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores, constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores de ensino/aprendizagem que relevam o papel do cérebro no referido processo. Partiu-se da problemática levantada por estudiosos da área, e publicada em jornais e revistas, de que o processo de ensino/aprendizagem, no Brasil, mostra-se deficiente, haja vista o desempenho de estudantes brasileiros em testes nacionais e internacionais. Considerando os avanços sobre o funcionamento do cérebro, o objetivo desse trabalho é o de investigar a necessidade da incorporação de estudos relacionados à Neurociência Cognitiva na área educacional, em cursos de formação de professores e de pedagogos, como contribuição para a melhoria do processo de aprendizagem na educação básica. Para tal, fez-se uso de estudos de pesquisas recentes relacionadas a processos cerebrais e cognitivos da mente considerados ou não no contexto da formação inicial ou continuada de professores. A trajetória metodológica, dado o caráter investigativo do assunto, abarcou uma pesquisa qualitativa em que os seis entrevistados são professores universitários com algum envolvimento em estudos no campo da Neurociência Cognitiva. A análise das entrevistas trouxe contribuições para que se entenda melhor o sujeito cognoscente em seu processo de construção do conhecimento, processo esse que deve também ser considerado pelos promotores da educação formal
dc.description.abstractThis work , inserted in the Research line, University , Teaching and Teacher s Formation, consists of a study of theoretical production of teaching/learning researchers that reveal the role of the brain in the referred process. It arouse from the discussion raised by field studious and published in newspapers and magazines that the teaching / learning process in Brazil reveals itself as defective concerning the performance of Brazilian students in national and international tests. Taking into account the advance of the studies about the brain behavior, the goal of this paper is to search into the necessity of incorporating the studies related to the Cognitive Neuroscience to the educational field, in teaching and pedagogue formation courses as a contribution for the improvement of the learning process in basic education. For this were used recent research studies related to brain and cognitive mind processes considered or not in the context of initial or continued teachers formation. The methodological tragetory, given the investigative character of the subject , embraced a qualitative research in which six interviewees are professors with some kind of involvement in the Cognitive Neuroscience field. The analysis of the interviews brought contributions for a better understanding of the cognoscent subject in the process of knowledge construction, process which must also be considered by the formal education promoters
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectneurociência cognitiva
dc.subjectprocesso de ensino/aprendizagem
dc.subjectteachers formation
dc.subjectcognitive neuroscience
dc.subjectteaching / learning process
dc.titleContribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
dc.title.alternativeContributions of the cognitive neuroscience for teacher and pedagogue formation
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.advisorLattes4244247989810231
puc.refereeBruns, Maria Alves de Toledo
puc.refereeAlmeida Junior, João Baptista de
puc.refereeLattes0362960564708880
puc.refereeLattes5318059095732281
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples