dc.contributor.advisor | Lopes, Jairo de Araujo | |
dc.contributor.author | Soares, Seizo Vinicius | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:12:26Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:12:26Z | |
dc.date.issued | 2006-08-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15329 | |
dc.description.abstract | Este estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: 1. identificar interesses e motivações do uso do audiovisual na prática docente de professores do curso de graduação em Comunicação Social de uma Instituição de Ensino Superior da região sudeste do Estado de São Paulo; 2. diagnosticar as possibilidades de promover a valorização do audiovisual como um recurso capaz de estimular um novo fazer pedagógico em consonância com o contexto social do aluno contemporâneo, consumidor de imagem, exposto às novas mídias e à cultura da comunicação de massa; 3. contribuir com ensaios pedagógicos que utilizam a comunicação audiovisual, para o avanço das discussões sobre inovações metodológicas. Nossa proposta foi destacar o audiovisual no contexto das tecnologias da educação e comunicação trazendo um outro olhar sobre seus potenciais nas relações de ensino-aprendizagem. As análises da docência e das condições do professor para desenvolvê-la foram realizadas de forma crítica e contextualizada na formação do educando em comunicação social, por meio das falas de sete sujeitos respondentes de um questionário. O mundo das imagens e a comunicação audiovisual, retratados em fundamentos teóricos que subsidiaram a proposta do vídeo como metáfora da construção do conhecimento e a análise dos depoimentos sobre a imagem em movimento e o que ela representa na realidade investigada evidenciaram a busca pelo rompimento dos limites de espaço e de tempo da arquitetura da aula. Espera-se com este trabalho contribuir para o avanço das discussões sobre inovação da prática pedagógica com a inserção de recursos tecnológicos, especialmente os audiovisuais na sala de aula de instituições de ensino superior | |
dc.description.abstract | This study inset in the research line of the University, Instruction and Teachers Education, has the following objectives: 1. identifying interests and motivations of the use of audiovisual in the education practices by teacher in the Social Communication graduation course at a College in the Southeast area of the State of São Paulo; 2. diagnosing the possibilities of promoting the appreciation of audiovisual as a resource able to stimulate a new pedagogical procedure in harmony with the contemporary student social context, an image consumer, exposed to the new media and to the culture of mass communication; 3. contributing with pedagogical essays that use audiovisual communication to further discussion on methodological innovations. Our proposal was to detach audiovisual in the context of education and communication technologies bringing another view to their potentials on the teaching-learning relationships. The teaching analysis and the teacher means to develop it, were performed in a critical and contextualized manner in the education of the student of social communication, through the speech of seven subjects that answered a questionnaire. The world of images and audiovisual communication, portrayed in theoretical fundaments that provided the subsidy for the video proposal as a metaphor on the construction of knowledge and the analysis of the testimonies on moving image and what it represents in the investigated reality, pointed out the search for breaking the limits of space and time in the class architecture. It is expected with this work to contribute for the advance of the discussion on innovation of the pedagogical practice with the insertion of technological resources, specially audiovisual in the classrooms at college level teaching institutions | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | ação docente | |
dc.subject | audiovisual | |
dc.subject | formação do professor | |
dc.subject | inovação | |
dc.subject | comunicação social | |
dc.subject | teaching action | |
dc.subject | audiovisual | |
dc.subject | teacher education | |
dc.subject | innovation | |
dc.subject | social communication | |
dc.title | Outro olhar - o audiovisual na arquitetura da aula: inovações pedagógicas | |
dc.title.alternative | Another look - audiovisual in the class architecture: pedagogical innovations | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 1067409184390853 | |
puc.advisorLattes | 4244247989810231 | |
puc.referee | Amaral, Sergio Ferreira do | |
puc.referee | Almeida Junior, João Baptista de | |
puc.refereeLattes | 8990935625316222 | |
puc.refereeLattes | 5318059095732281 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |