Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
Abrir arquivo
Título alternativo
Analysis of a University of the Third Age in CampinasAutor
Orientador
Silva, Itamar Mendes daData de publicação
16/02/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Com o envelhecimento, os idosos se deparam com desafios não antes experimentados. Construir o próprio caminho superando dificuldades e preconceitos impostos pela sociedade, a partir desse ponto, torna-se o principal objetivo dessas pessoas. Os sentimentos de inutilidade, de improdutividade e de incapacidade, engessam a busca de novos conhecimentos e possibilidades. Visando ultrapassar esses obstáculos, surge a educação como ferramenta de oportunidades. Ela inclui socialmente a pessoa, melhora sua auto-estima e, conseqüentemente, enaltece a qualidade de vida do idoso. Neste cenário, encontra-se a Universidade da Terceira Idade como um importante movimento de transformação, considerada um espaço que os alunos idosos participam e interagem na comunidade onde vivem. Assim sendo, propõe-se neste trabalho estudar o caso do programa brasileiro pioneiro de Universidade da Terceira Idade organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa. A intenção, através de uma viagem histórica ao longo dos dezoito anos de atividade e fazendo uso de bibliografias, documentos e entrevistas com pessoas envolvidas, é analisar os diversos aspectos que serviram como base para a construção contínua do programa, como: caracterização, objetivos, currículos, infra-estrutura, docentes e discentes. Para tal, serão discutidas questões relativas à própria compreensão de quem é o público da terceira idade e suas relações com fatores como inclusão social, auto-estima e qualidade de vida. Por fim, além do ineditismo e da experiência adquirida, observaremos outros aspectos como objetivos, currículo, corpo docente e localização serem considerados imprescindíveis à qualidade do programa.
With aging, the elderly are faced with challenges not experienced before. Building your own path overcoming difficulties and prejudices imposed by society, from that point, it becomes the main objective of these people. The feelings of uselessness, of poorness and disability, plaster the search for new knowledge and possibilities. Seeking to overcome these obstacles comes to education as a tool of opportunity. It includes the person socially, improves their self-esteem and, consequently, brings the quality of life of the elderly. In this scenario, is the University of the Third Age movement as a major transformation, considered an area that students interact and participate older people in the community where they live. There fore, it is proposed in this paper to study the case of Brazilian pioneer of the Third Age University organized by the Pontifical Catholic University of Campinas through a qualitative methodological perspective. The intention, through an historic journey over the eighteen years of activity, is examining the various aspects that served as support for the continuous building of the program: objectives, curriculum, resources, teachers and students. This will discussed issues concerning the understanding of who the audience is the elderly and their relationship to factors such as social inclusion, self-esteem and quality of life. Finally, beyond the novelty and experience, observe other aspects such as goals, curriculum, teacher and location are considered essential to the quality of the program.
Palavras-chave
Universidade da terceira idadeTerceira idade
Idoso
Educação
Universidade
University of the third age
Third age
Elderly
Education
University