dc.contributor.advisor | Pachane, Graziela Giusti | |
dc.contributor.author | Sivalle, Luciana Teston | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:12:28Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:12:28Z | |
dc.date.issued | 2009-02-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15346 | |
dc.description.abstract | Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para atender professores em exercício sem formação superior, numa proposta de educação emancipatória. Apresenta breve contextualização da formação de professores, o Programa do PROESF, a Memória como recurso na resignificação através de Memoriais de Formação, e análise de uma amostra de 24 Memoriais de Formação produzidos por alunas formandas de 2007, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de resgatar os caminhos de constituição da identidade profissional do professor. | |
dc.description.abstract | Research about Educational Memorials presented as a paper for completion of the Course of Pedagogy of the Special Program for Training Teachers in Practice (PROESF), a partnership of the region of Campinas and the State University of Campinas (UNICAMP) to assist in charge teachers without higher education degree, in a proposal of emancipatory education. We present a brief contextualization of teacher education, the Program of PROESF, Memory as a resource in the re-signification through Educational Memorials, and an analysis of a sample of 24 memorials produced by students in 2007, bringing their autobiographical narratives to academic discussion, approaching everyday knowledge and teacher s knowledge, in order to recuperate the paths of constitution of teachers professional identity. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação do educador | |
dc.subject | memoriais de formação | |
dc.subject | identidade profissional | |
dc.subject | teachers education | |
dc.subject | educational memorials | |
dc.subject | professional identity | |
dc.title | Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF | |
dc.title.alternative | Fragments of the construction of teacher identity: a study of the memorials for training students of PROESF | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 3898194709051802 | |
puc.advisorLattes | 4049705154151062 | |
puc.referee | Araujo, José Carlos Souza | |
puc.referee | Araujo, Elizabeth Adorno de | |
puc.refereeLattes | 7069283169342231 | |
puc.refereeLattes | 4905266424159579 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |