A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
Abrir arquivo
Título alternativo
Teaching graduation for interdisciplinar work in higher educationAutor
Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães
Orientador
Almeida Junior, João Baptista deData de publicação
29/11/2004Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. O estudo apresenta como sugestão uma prática para a formação interdisciplinar dos futuros docentes, cuja ação do professor necessita de abertura ao diálogo com os outros docentes, compromisso com a pesquisa e a comunicação e interesse na integração epistemológica, considerando, ainda, a inserção do licenciando como sujeito parceiro e não simplesmente um produto final do processo. Para conhecer a opinião dos docentes do Ensino Superior sobre a interdisciplinaridade, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário, com sete questões fechadas para a identificação do docente e uma questão fechada e oito abertas sobre a interdisciplinaridade, foi distribuído para trinta e cinco professores de História de duas universidades de Campinas. A análise foi feita a partir das respostas recebidas de apenas cinco professores e uma professora. Como resultado, a pesquisa mostrou a falta de experiência do docente universitário quanto à interdisciplinaridade e a idéia de que a mesma é feita somente de integração de disciplinas, sem levar em consideração o diálogo entre os docentes e a parceria com o aprendiz. This current work linked to the research line University, Teaching and Professors graduation , aims at focusing the interdisciplinarity question referring to a teaching attitude and its necessity in teacher s graduation. A teacher whose practice needs an open dialog among teachers, a commitment with the research and communication and interest in the epistemological integration taking into consideration as well the licensing role as a partner and not simply a process final product. The study presents as a suggestion, a practice for the future professors graduation so that they behave in an interdisciplinary way, as partners in the construction/production of the truth knowledge. In order to elaborate this work, a survey of qualitative approach was carried out with professors graduated in two majors about the professors opinion referring to the interdisciplinary practices. As a result, the survey showed a lack of experience of the university professor and the idea that the interdisciplinarity is made only of discipline integration. Professors cannot notice that the action depends on the dialog openness, which involves the student as a main partner.
Palavras-chave
Formação de professoresInterdisciplinaridade
Parceria professor/aluno
Trabalho integrado
Professors graduation
Interdisciplinarity
Partnership professor/student
Integrated work