Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBalzan, Newton Cesar
dc.contributor.authorRodrigues, Regina de Brito
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.issued2007-06-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na construção/reconstrução da realidade , o jornalismo nos seus diferentes formatos é produtor deste conhecimento do mundo contemporâneo, o presente estudo analisa a chamada formação humanística dos jornalistas. Os conhecimentos necessários ao ofício de narrar o cotidiano são examinados à luz desta formação. Resgatando historicamente o ensino de jornalismo no Brasil, pesquisa-se a evolução desta formação humanística ao longo das sucessivas transformações do país, para situar num estudo de caso o Curso de Jornalismo da PUC Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Com o exame dos documentos (projeto pedagógico, ementas, planos de cursos e textos selecionados) e entrevistas semi-estruturadas com os agentes educacionais envolvidos (professores das disciplinas de formação humanística, da formação técnica e da formação para pesquisa, direção do curso e alunos ingressantes e concluintes) problematiza-se a prática efetiva desenvolvida. A pesquisa utiliza-se das ferramentas da análise de discurso para, num ir e vir do discurso à realidade vivida pelos agentes envolvidos, examinar os dados de uma perspectiva dialética, salientando as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos; professores e alunos; formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Destaca ainda o papel da interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos propostos com a formação humanística.
dc.description.abstractStarting from a presupposition that knowing reality is a condition to exercise citizenship, and taking into account that in a society in which mass communication media become ever more important in building/rebuilding reality, journalism in its different forms acts as a producer of this knowledge of the contemporary world, the present study analyses the so called humanistic education of journalists. The knowledge required in narrating everyday events is examined in the light of this type of education. Historically recovering journalism education in Brazil, this work researches the evolution of humanistic education throughout the consecutive transformations experienced in the country in order to situate in a case study the journalism course of a Pontifícia Universidade Católica in Campinas, located inland in the State of São Paulo. With the analysis of documents (pedagogic project, digests, course planning material and selected texts) and semistructured interviews with educational agents involved (professors for humanistic education, technical education and research education disciplines, course direction and incoming and graduating students) the practices effectively developed are problematized. The research uses discourse analysis tools in order to examine the data from a dialectic perspective through the process of going back and forth from discourse to the reality experienced by the agents involved, emphasizing the contradictions that exist among theory and practice; intentions and objectives; professors and students; technical and humanistic education; objectives and results. It also points out the role played by interdisciplinarity in the achievement of the objectives set forth by humanistic education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de jornalistas
dc.subjectensino de jornalismo no Brasil
dc.subjectformação humanística
dc.subjectmetodologia do ensino de jornalismo
dc.subjectinterdisciplinaridade
dc.subjectjournalism teaching in Brazil
dc.subjecthumanistic education
dc.subjectjournalism teaching methodology
dc.subjectinterdisciplinarity
dc.titleA formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
dc.title.alternativeHumanistic education in journalism course: from intent to practice
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.advisorLattes6995142158435943
puc.refereeCastanho, Sérgio Eduardo Montes
puc.refereeCarnicel, Amarildo Batista
puc.refereeLattes0568250454101283
puc.refereeLattes4010655245929217
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples