A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
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Autor
Salomão, Silvia Cristina
Orientador
Caiado, Katia Regina MorenoData de publicação
12/02/2008Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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O objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A fundamentação teórica do trabalho busca dialogar com autores que pesquisam a educação infantil e consideram a criança como sujeito de direitos. Como pesquisadora e docente da educação infantil, fundamento minha prática pedagógica em Célestin Freinet e Paulo Freire. A abordagem metodológica é qualitativa; analiso registros escritos com as crianças nos Livros da Vida , elaborados nos anos letivos de 2004 e 2006. As narrativas selecionadas estão contextualizadas na dinâmica e movimento das rodas de conversa, e entrelaçadas às reflexões dos autores com quem dialogo e que fundamentam este estudo. Os resultados dessa pesquisa revelam os impactos gerados no desenvolvimento das práticas pedagógicas, a partir dos registros das falas dos pequenos, contribuindo à própria formação docente e legitimando as crianças como confiáveis à escuta e protagonistas no processo educativo. This work has as purpose the analysis of written records produced having as basis the listening of children voices and the reflection on how these voices, truthful and performing, make part of the (re)direction of pedagogical practices. The theoretic foundation of this study tries to establish a dialogue with thinkers that have investigated children education and that consider the child as owner of rights. As a researcher and teacher in children education, my pedagogical practice is grounded on Célestin Freinet and Paulo Freire theories. The methodological approach is qualitative; here up in school periods of 2004 and 2006. The narratives chosen are put into context en the dynamics and movement presented in conversation rings, and are interwoven with reflections of the authors with whom I maintain dialogue, authors that support theoretically this study. The results of this research make clear the impacts brought up in the development of pedagogical practices, based on the written records of children speech, joining contribution to the teacher formation itself, and considering children as truthful for the listening as well as protagonists in the educational process.
Palavras-chave
Educação infantilCrianças pequenas
Pedagogia da educação infantil
Roda de conversa
Livro da vida
Early childhoon education
Little children
Early childhoon education pedagogy
Conversation ring
Book of life