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dc.contributor.advisorMachado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.contributor.authorSilveira, João Batista da
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2008-04-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15360
dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação do Educador , do Curso de Mestrado em Educação da PUC-CAMPINAS. Trata-se, mais especificamente, de uma investigação acerca da história da formação de professores de História no contexto do regime civil-militar brasileiro, de 1964 a 1985. Propõe-se neste trabalho repensar a trajetória da formação dos professores de história, tomando como ponto de partida os anos de 1945 a 1964, período denominado nacional-desenvolvimentista, e as mudanças educacionais promovidas, especificamente a primeira LDB, Lei 4.024/61, bem como o aumento significativo dos movimentos populares. Aborda o golpe civil-militar de 1964, entendendo-o como momento de ruptura política no processo de democratização que vinha sendo desenvolvido na sociedade brasileira. Ainda que essa democratização estivesse ocorrendo numa base liberal e distante das verdadeiras mudanças estruturais, era o caminho possível naquele momento histórico. Priorizou-se abordar o contexto da Reforma Universitária, Lei 5.540/68, e da Reforma do ensino de 1.º e 2.º graus, Lei 5.692/71, principalmente para entender a imposição da licenciatura curta em Estudos Sociais e seus reflexos para a formação de professores de História, para o ensino e para a sociedade em geral.
dc.description.abstractThis dissertation was developed with in the research line on Teatching practices and formation of teachers of Master in Education Course at PUC-Campinas. More specifically, this work is a investigation about the history of the formation of history teachers in the context of the brazilian civil-militar regime from 1964 to 1985. It is intended to reflect on the course of formation of History teachers taking as starting point the period from 1945 to 1964, the so called national-developmentism period, and the educational changes promoted by the regime, specifically the first LDB (Law of the Directresses and Basis of Education), Law number 4.025/61 as well the significant rising of popular movements. This work deals with civil-militar coup d état in 1964 which is understood as a moment of politicial rupture in the process of democratization was occouring in the brazilian society. Despite the liberal wing of that process of democratization and the fact that it was far from one wich could make the real structural changes, it represented what was possible at that historical moment. In this work was given priority to deal with the University Reform context (after acting the Law number 5.540/68), also the Educational Reform of the Elementary and High School (Law number 5.692/71), mainly, to try understand the imposition of the short undergraduate courses in Social Sciences and its consequences to the formation of the teachers of History, to the system of education and to the society in general.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjecthistória da educação brasileira
dc.subjectformação do professor de História
dc.subjectEstado e política educacional
dc.subjectregime civil-militar
dc.subjectteachers formation
dc.subjectformation of History teatcher
dc.subjecthistory of education in Brazil
dc.subjectState and educational policy
dc.subjectcivil-militar regime
dc.titleA política de formação de professores de história no regime civil-militar: a criação da licenciatura curta em estudos sociais
dc.title.alternativeThe policy of history teachers formation in civil-militar regime: the creation of the short undergraduate courses in social studies
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6800657123617697
puc.advisorLattes9375761445315596
puc.refereeSanfelice, Jose Luis
puc.refereeTrópia, Patrícia Vieira
puc.refereeLattes9517752669405129
puc.refereeLattes5550253896783945
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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