Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de ensino superior
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Título alternativo
ProUni in the point of view of scholar students that benefit from the program in a private universityAutor
Almeida, Maria Aparecida de
Orientador
Machado, Vera Lúcia de CarvalhoData de publicação
27/02/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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O objetivo deste trabalho é o de analisar o Programa Universidade para Todos ProUni -, segundo a ótica dos bolsistas de uma Instituição privada de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, do ponto de vista político, econômico, pedagógico e social, buscando verificar o modo como esse bolsista vê o ProUni: um programa de inclusão social que democratiza ou que privatiza o ensino superior brasileiro? Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual se fundamenta em levantamento bibliográfico sobre o tema, na pesquisa documental e na aplicação de um questionário junto aos bolsistas do ProUni. Conclui-se, com este estudo, que a maioria dos bolsistas vêem o ProUni como um programa político que democratiza o ensino superior. Há, no entanto, uma boa parte desses alunos que discordam, acreditando que o programa não democratiza o acesso a esse nível de ensino, já que não universaliza tal direito a todos os jovens que querem continuar seus estudos. The aim of this research is to analyze the program University for all ProUni, according to the point of view of scholar students that benefit from the program in a private university, located in Sao Paulo state interior. We gathered their opinions from political, economical, pedagogical and social points of view. The main question is: Does the scholar's see ProUni as a social inclusion program which democratizes or as a social program which privatizes the superior education in Brazil? This study is of descriptive nature and has qualitative orientation. The methodology used is a combination of bibliographical research with the documental researches and also the application of questionnaires to the ProUni scholar students. The study showed that the majority of the students see ProUni I as a political program that democratizes access to the superior education. However, a great part of the students disagree with this view; they believe that PROUNI does not democratize the access to superior education, as well as it does not universalize this right to all the students willing to continue their studies.
Palavras-chave
PROUNIEnsino superior
Políticas públicas
PROUNI
Superior education
Public politics