Show simple item record

dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorAlves, José Flaudemir
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.issued2004-11-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15368
dc.description.abstractEste trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática e na sua prática. A pesquisa de campo foi realizada com professores de Matemática, diretores e coordenadores de escola que atuam no Ensino Fundamental e Médio, tanto na rede pública do Estado de São Paulo, como na rede municipal, todos atuantes na cidade de Paulínia - SP. Foram analisados dados sobre a concepção destes professores quanto à pesquisa e ao seu uso no desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula. Porém, os dados obtidos revelaram uma falta de informação e segurança sobre o tema. Os estudos realizados mostram uma necessidade urgente de reflexões sobre como estão sendo desenvolvidos os cursos de formação inicial e continuada de professores para o trabalho com pesquisa.
dc.description.abstractThis work is inserted in the research line University, Lecturing and Professor s Graduation. It has for objective to show us how the researches works have influenced in the Mathematic professor s formation an how to use this knowledge into teaching. The field research was development with a group of Mathematics teachers and principals who acting at public and government high school. This research was applied in Paulínia city, São Paulo state. The research has analyzed the conception of the math teachers, how they use their educational theories in theirs math classroom. This work has reveled that these teachers hadn t information and security, when they are teaching Mathematics. These studies showed us the urgent necessity of the reflections in our actual courses of Mathematics professor s formation, which well be used in the field research.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectreformas educacionais
dc.subjectensino com pesquisa
dc.subjectuniversidade
dc.subjecteducação matemática
dc.subjecteducational reforms
dc.subjecteducation with research
dc.subjectuniversity
dc.subjectmathematic education
dc.titleA formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9790674406622006
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereePassos, Carmen Lucia Brancaglion
puc.refereeLopes, Jairo de Araujo
puc.refereeLattes2297203444364327
puc.refereeLattes2297203444364327
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record