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dc.contributor.advisorSilva, Itamar Mendes da
dc.contributor.authorAmaral, Rodrigo Buzin Siqueira do
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.issued2009-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15369
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo conhecer o Programa de Educação Corporativa do SENAC São Paulo, organizado institucionalmente pelo Núcleo de Educação Corporativa, no intuito de analisar, através de estudo de caso, o impacto do programa na melhoria das condições de empregabilidade dos ex-funcionários da organização. As mudanças ocorridas no período histórico pós-industrial afetaram decisivamente a organização do trabalho e o perfil do trabalhador. A capacidade produtiva precisou ser revista, de modo a atender as novas necessidades do mercado global. O processo de qualificação profissional dos trabalhadores se estendeu para o ambiente empresarial, buscando o atendimento das novas necessidades de produção e acumulação, características desta nova etapa do desenvolvimento capitalista. Neste contexto, iniciativas educacionais são desenvolvidas onde a pessoa exerce efetivamente seu trabalho. A Educação Corporativa consiste em ações conduzidas pelo meio empresariais com vistas à qualificação de seus funcionários. Dentro do propósito da realização de uma pesquisa qualitativa, lançamos mão do estudo de caso, enquanto opção metodológica. Para isso, utilizamos dois instrumentos para coleta dos dados: análise documental e bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas com oito ex-funcionários da Instituição, que permitiram ao final deste trabalho, tecer nossas análises, elencar perspectivas e promover sugestões. Contrapõe-se à idéia da Educação Corporativa ou como se veicula no meio empresarial, Universidade Corporativa ser capaz, sozinha, de contribuir para o aumento da chamada empregabilidade do trabalhador. As organizações são beneficiadas pela Educação Corporativa, mas também colaboram com a qualificação do trabalhador para o mundo do trabalho. No entanto, não soluciona o problema do desemprego, pois ela própria apresenta limites, além daqueles oriundos do mercado, ressaltando assim a necessidade da presença do Estado como regulador da economia e como provedor dos direitos sociais básicos igualmente a todos.
dc.description.abstractThe goal of this study is to understand the Corporate Education Program from SENAC São Paulo, institutionally organized by the Corporate Education Center, with the purpose to analyze within a case study the program impact on the improvement of the former organization workers employability. The changes that took place during the historic post-industrial period affected work organization as well the worker profile. The productive capacity had to be revised in such a way to attend to the new global-market demand. The process of professional development for the worker extended to the business corporate environment to reach the new production and accumulation needs, characteristics of this new stage of the capitalist development. In this context, educational initiatives are developed where the person effectively practices work related activities. The Corporate Education consists of actions developed by the contractors with the goal of developing their employees qualifications. With the goal of developing a qualitative research, we chose a case study as our method. We used two instruments to collect data: documental and bibliographic analysis and semi-structured interviews with eight former employees of the institution who gave consent for us to talk about our impressions, write perspectives and to give suggestions. The idea of the Corporate Education or as it is known in the business world as Corporate University seems to not be able by itself, to contribute to the increase of the worker employability. The organizations have benefited from Corporate Education, but also collaborate with the worker qualification to the market. However, Corporate Education does not solve the unemployment issue because it sets its own boundaries, beyond those developed by the market itself, reinforcing the need of the presence of the State as the controller of economy and provider of the basic social-rights equally for all.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação corporativa
dc.subjecttrabalho e educação
dc.subjecteducação
dc.subjectempregabilidade
dc.subjectcorporate education
dc.subjectwork and education
dc.subjecteducation
dc.subjectemployability
dc.titleA educação corporativa e os impactos na empregabilidade do trabalhador: um estudo do SENAC
dc.title.alternativeThe Corporate Education and the impacts on the worker employability: a study of SENAC
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7548801107182484
puc.advisorLattes2477851211882211
puc.refereeRothen, José Carlos
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes1942510389127549
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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