Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
Abrir arquivo
Título alternativo
Architecture and school: the teacher perceptions from educative locationsAutor
Aquino, Eliane Cristina Gallo
Orientador
Araujo, Elizabeth Adorno deData de publicação
11/12/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental (de 6º. a 9º. anos) de uma escola pública municipal da cidade de Campinas - SP. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico entre os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino dos professores, visando à aprendizagem dos alunos, pois, existem lacunas entre a pedagogia e o uso desses espaços e ambientes escolares, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há a apropriação dos espaços escolares pelos indivíduos do processo em questão. This research intends to display the relations between some authors who evaluate the physical environment in educative foundations, their occupying, the perception of their users and, chiefly, the view from elementary school (from 6 th to 9th grades) teachers in public municipal schools, in the city of Campinas São Paulo. In this sense, it discourses about the relevance of the physical environment between students and teachers in the process of teaching and learning in spaces pertaining to the schools. Therefore, the object of arguing is the importance of the physical spaces for the act of teachers educating, aiming at the students learning, since there are gaps between pedagogy and the use of these school environments, which result in learning quality loss, when there is no appropriation of these spaces by the individuals in this process.
Palavras-chave
Espaço escolarArquitetura
Prática pedagógica
School space
Architecture
Pedagogical practicing