Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
Abrir arquivo
Título alternativo
Portfolio as a means to learning and its implications for a reflective teaching processAutor
Torres, Sylvia Carolina Gonçalves
Orientador
Balzan, Newton CesarData de publicação
24/05/2007Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição particular de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, e pretende responder à questão: como a utilização do portfólio pode promover prática pedagógica reflexiva na formação de professores de Língua Inglesa em formação. Trata-se de um Estudo de Caso, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , do Programa de Pósgraduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consistiu em reunir um estudo bibliográfico sobre o tema, questionários semi-abertos aplicados a alunos do segundo semestre do curso de Letras, com habilitação em Português e Inglês. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição de uma inovação na prática avaliativa de alunos do Ensino Superior, possibilitando reflexões e transformações na prática pedagógica de futuros educadores, especialmente no tocante à avaliação. This present work aims at describing and analysing the inner dilemas of the process of implementation of portfolios as a means to enhance meaningful learning in a Languages Course, at a private Higher Education institution in the state of São Paulo, and of noticing how such a process can be reflected on the students pedagogical practice. This is a case study, inserted in the Research line University, Teaching and Teacher Education , part of the Master s Degree in Higher Education at Pontifícia Universidade Católica de Campinas. This case study consisted in bibliographical research on the theme, followed by questionnaires handed to the students , who , at that time, were attending the second semester of their Languages course. The main contribution of this study is on the describing and understanding of an innovation in the assessment practice of Higher Education students, making it posible for them to reflect and transform their own future teaching, especially in terms of assessment.
Palavras-chave
AvaliaçãoInovação pedagógica
Portfólio
Professor reflexivo
Assessment
Pedagogical innovations
Portfolio
Reflective teaching